logo

Alertamos sobre a segurança na faixa de dutos no Dia do 168

Fizemos de maneira virtual, este ano, o alerta sobre riscos que as tentativas de furtos em dutos podem trazer para as comunidades vizinhas às suas instalações. Lançamos, dia 16/8, uma página no Facebook, a “Ligue Grátis 168”, que tem o objetivo de reforçar informações sobre segurança na faixa de dutos. A estreia do perfil aconteceu no Dia do 168, data em que celebramos, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia de Segurança na Faixa de Dutos, e aproveitamos para divulgar o número 168. Esse telefone continua sendo o canal oficial da companhia para contato direto com a população no recebimento de informações sobre ações não autorizadas em dutos. O anonimato é garantido, a ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

O engajamento das comunidades com a companhia na luta contra a prática ilegal de desvio de petróleo e derivados em dutos, também conhecida como derivações clandestinas, tem surtido efeito. Comparando-se o primeiro semestre do ano passado com o mesmo período de 2020, houve um aumento de 51% nas chamadas recebidas pelo canal sobre furtos, danos e/ou invasão e presença de máquinas, veículos e pessoas suspeitas nas faixas de dutos. Reforçamos sempre a importância da colaboração dos moradores vizinhos aos dutos para minimizar o perigo que todos correm com esses atos criminosos.

Ações porta a porta

Estamos fazendo, ainda, uma ação porta a porta em comunidades do estado de São Paulo consideradas estratégicas para um bate-papo com as famílias, entre os dias 10 e 20/8. Buscamos aumentar a conscientização da população local e estimular as pessoas a utilizar o canal 168 para informar sobre suspeitas de derivações clandestinas, além de reforçar o plano de emergência local para casos de ocorrências. As equipes envolvidas estão fazendo as abordagens obedecendo a todos os protocolos de segurança em vigência em função da pandemia do novo coronavírus.

 As atividades são realizadas em comunidades das cidades de São Paulo, Guarulhos, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Nazaré. Em São Paulo, a ação será no Parque Savoy, nas comunidades de Savoyzinho, Mar Vermelho e Jardim Nossa Senhora do Carmo. Em Guarulhos, os comunicadores percorrem o Bairro dos Pimentas, na comunidade de Parque Jandaia. Já em Salesópolis e Santa Branca, o porta a porta acontece no Hotel Fazendão, nas comunidades Nascente do Tietê, Hidalgos, Mirandas e Cooperativa de Eucaliptos. Em Santa Isabel e Nazaré, a atividade se dá nas comunidades de Estrada da Pedra Branca e Estrada do Cuiabá.  

Pró-Dutos

 As atividades fazem parte do Programa Integrado Petrobras de Proteção de Dutos (Pró-Dutos). Além do relacionamento com as comunidades vizinhas à rede de dutos, o programa prevê diversas outras frentes no combate, redução e mitigação de riscos relacionados aos furtos nos dutos. São ações multidisciplinares em seis áreas: inteligência, legislação, responsabilidade social, comunicação, tecnologia de operação e de contingência – todas elas desenvolvidas em uma atuação colaborativa com as forças públicas de inteligência e segurança dos estados e do Governo Federal.

 As derivações clandestinas constituem um risco real de vazamentos, incêndios ou explosões. Intervenções não autorizadas podem causar impactos à vida das comunidades vizinhas às faixas de dutos, ao meio ambiente por contaminação de solo e rios, aos consumidores e ao processo econômico. Além do número 168, o contato com a companhia pode ser feito pelo serviço de recados digitais instantâneos WhatsApp, pelo número (21) 999920-168, com mensagens de texto, voz, vídeo ou mesmo fotografias de qualquer movimentação suspeita próxima aos dutos. Quem sentir cheiro forte de combustível ou observar pessoas ou veículos pesados trabalhando próximo aos dutos, em especial fora do horário comercial, deve ligar para o 168. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.


 Outra ferramenta disponível é o link roubo nos dutos. A página reúne as ações de prevenção da companhia contra o furto de combustíveis, explica como funciona o transporte por dutos e traz outras informações relacionadas ao tema.

 

Ouça os áudios de Marcos Galvão, coordenador do Pró-Dutos:

 

O que é o Dia do 168? 

 

  O que é o Pró-Dutos?

 

  O transporte por dutos é seguro?