logo

Atualização sobre contingência decorrente de tentativa de furto em duto

A Transpetro informa que equipes de contingência atuam no local onde ocorreu vazamento provocado por furto de nafta na madrugada desta terça-feira (10/12), no bairro Parque Savoy, região leste de São Paulo. A companhia reitera que o vazamento já foi contido.

As ações de contingência ocorrem em conjunto com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Não há mais riscos para a comunidade e os cerca de 70 moradores da região que foram removidos preventivamente foram liberados pela Defesa Civil a retornar para as suas casas.

A Transpetro ressalta que é vítima das ações criminosas de furto de óleo e derivados, que colabora com as investigações das autoridades e tem como maior preocupação a segurança das famílias, pois intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos para a comunidade, como incêndios, explosões, vazamentos, poluição e contaminação de áreas ambientalmente sensíveis.

A colaboração e o engajamento dos moradores vizinhos aos dutos é muito importante para minimizar o perigo que todos correm com esses atos criminosos. Por isso, a Transpetro mantém um canal de denúncia: o número 168. O anonimato é garantido, a ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Todos os moradores podem entrar em contato caso identifiquem qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos e em terrenos próximos, como pessoas ou veículos pesados trabalhando próximo às áreas das tubulações ou cheiro forte de combustível. A companhia disponibiliza também o whatsapp (21) 999920-168, pelo qual o morador pode contribuir enviando imagens e vídeos.