logo

Dia Marítimo Mundial exalta importância dos trabalhadores do setor

Celebramos hoje (30/09), juntamente com a comunidade marítima global, o Dia Marítimo Mundial. Promovida pela Organização Marítima Internacional (IMO), a data é dedicada aos trabalhadores, destacando-os como personagens essenciais ao futuro do transporte marítimo. 

Com o tema "Marítimos: papel central no futuro do transporte marítimo", a campanha de conscientização desse ano trata da segurança e do bem-estar a bordo dos navios, além de falar sobre treinamento e qualificação de profissionais para enfrentar desafios e oportunidades da digitalização e da automatização.  

“Aproveito a oportunidade dessa data para homenagear e reconhecer todos os homens e mulheres, embarcados ou em terra, que se doam diuturnamente em benefício do contínuo desenvolvimento das atividades marítimas do nosso país. A competência técnica de nossas equipes tem nos permitido alcançar uma evolução considerável nos nossos indicadores de eficiência, segurança e meio ambiente, que se refletem nos resultados da companhia. Um Bravo Zulu a todos”, elogia o diretor de Transporte Marítimo, Jair Toledo.  

A celebração da IMO de 2021 ressalta ainda o profissionalismo e o empenho dos dois milhões de marítimos que servem na frota mercante mundial durante a pandemia do novo coronavírus. “O transporte marítimo continuou a movimentar mais de 80% do comércio mundial, incluindo suprimentos médicos vitais, alimentos e outros bens básicos que são essenciais para a resposta e recuperação da Covid-19”, informa a IMO em seu site.    

Iniciativa anual da IMO, agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Marítimo Mundial chama a atenção para a segurança e proteção da navegação marítima, a importância das indústrias marítimas para o comércio mundial e a proteção do ambiente marinho.