logo

Reafirmamos nosso compromisso com a conformidade nos negócios

O presidente da Transpetro, Antonio Rubens, fala durante a Semana Petrobras em Compliance

 

“A alta administração e todo o corpo gerencial devem dar o exemplo, conhecer os princípios de compliance e disseminá-los para toda a força de trabalho. Essa é a nossa primeira linha de defesa para a conformidade. Mas a transformação cultural e a implantação das práticas de compliance devem sempre ser feitas com a manutenção da segurança e da excelência das operações da companhia”. Assim o presidente da Transpetro, Antonio Rubens, definiu o que ele nomeou de ‘tom do topo’, essencial para a conformidade nos negócios.

Ele foi um dos palestrantes da Semana Petrobras em Compliance, que aconteceu na última quinta-feira (12/12), no Edifício-Sede da Petrobras, no Centro do Rio. O evento marcou um encontro entre as subsidiárias da Petrobras e promoveu um debate sobre a importância e os benefícios de se manter um ambiente de conformidade efetivo e integrado. Também participaram Gustavo Tardin, presidente da Petrobras America (EUA); Jair Toledo, presidente da Petrobras Logística de Exploração e Produção (PB-Log); Marcio Demori, presidente da Petrobras Biocombustível (Pbio); e Marcos Benício, presidente da Petrobras Bolívia.

O presidente mostrou ainda as principais práticas de compliance adotadas na Transpetro, sendo a primeira delas a criação da Gerência Executiva de Governança, Riscos e Conformidade, em dezembro de 2015. Além disso, ressaltou nossa adesão ao Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção e as nossas ações de comunicação e treinamentos e de disseminação da cultura. “Destaco o Certificado de Governança Nível 1, no qual a Transpetro ganhou nível máximo de avaliação em suas duas participações, em 2018 e 2019, que fortalecem o nosso sistema de integridade e compliance. Essa avaliação, feita por grandes instituições independentes, demonstram a efetividade do funcionamento das nossas estruturas de governança”, disse.

Semana Petrobras em Compliance

A Semana Petrobras em Compliance tem por objetivo apresentar as ações, os avanços e os desafios da companhia no combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, além de proporcionar a reflexão, a troca de experiência e o diálogo com autoridades e profissionais especialistas em compliance. São discutidos temas como: cultura de integridade, gestão de crise, gerenciamento de riscos, avaliação de programas, novas tecnologias, entre outros.