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Realizamos 1º Encontro de Conformidade com Clientes e Fornecedores da Transpetro

Aproximar profissionais da área de compliance, compartilhar conhecimentos e conhecer práticas inovadoras no segmento. Esses foram os objetivos alcançados com o 1º Encontro de Conformidade com Clientes e Fornecedores da Transpetro. Realizado no início de junho, por meio de webinar, o evento reuniu mais de 400 pessoas e contou com palestrantes de empresas parceiras.

O diretor de Serviços da Transpetro, Luiz Eduardo Valente, fez a abertura do evento. Segundo ele, a cultura de conformidade só é alcançada quando há o conhecimento, por todos os envolvidos, do Código de Conduta Ética e dos padrões de conduta, que servem como balizadores e atuam como barreiras para evitar uma situação não desejada de violação de regras. “Reuniões como essa são muito importantes porque nós não conseguimos resultados sozinhos. Não somos uma ilha, mas uma comunidade que trabalha junto. E, por isso, as regras e condutas têm que ser compatíveis entre a empresa, seus fornecedores e clientes para que o resultado final entregue à sociedade seja o melhor possível”, comentou. 

Para o gerente geral de Governança e Conformidade da companhia, Tude Brum, é estratégico manter políticas de conformidade e integridade nas empresas, porque elas fortalecem os negócios e geram economia. “Na Transpetro, temos uma estrutura integrada que engloba governança corporativa, controles internos, conformidade, ouvidoria, jurídico, auditoria interna, comissão de ética, comitê de medidas disciplinares e comitê de auditoria estatutário, além de treinamentos de gestores. Promovendo esse tipo de evento, queremos estimular os nossos parceiros, de diferentes tamanhos e mercados de atuação, a manterem uma estrutura de compliance, adequando sempre à sua realidade”, afirmou.  

Entre as empresas convidadas que realizaram palestras estavam a Nova Transportadora do Sudeste (NTS), que apresentou diversas iniciativas inovadoras e criativas de comunicação e treinamento em compliance; Orizon Valorização de Resíduos, que trouxe a experiência de fortalecimento da governança e do Programa de Integridade no processo de abertura de capital da empresa, tendo o compliance como um diferencial competitivo; Mapfre Seguros Gerais, que destacou algumas práticas de conformidade do mercado de seguros e controles avançados voltados para a prevenção à lavagem de dinheiro; e a BR Distribuidora, que detalhou o processo de revisão do Código de Conduta Ética da companhia, após sua privatização. 

Tude encerrou o webinar ressaltando que não existe mais espaço hoje para a cultura do “jeitinho”, que tanto atrapalha as empresas a fazerem negócios mais seguros. “Ética é treinamento. Precisamos criar e fortalecer redes de responsáveis em conformidade para que a cultura corporativa seja sempre transformada para melhor. Não há mais espaço para empresas sem compliance”, finalizou. 

 

Mais informações:

 

Ouvidoria Transpetro 

3211-9091 

http://transpetro.com.br/transpetro-institucional/ouvidoria.htm 

 

Canal de Denúncia Petrobras 

0800 601 6925 

contatoseguro.com.br/petrobras 

 

Conformidade  

conformidadetp@transpetro.com.br