logo

Recebemos certificação internacional por nossa atuação em auditoria interna

Renato Trisciuzzi, Erick Alves e o diretor do IIA Brasil, Juliano Berton, na entrega do certificado

Recebemos o certificado de Quality Assessment, que reconhece a nossa conformidade com as normas internacionais de auditoria interna, atestando o uso de melhores práticas e a compatibilidade com os mais altos padrões adotados no mundo. A certificação foi concedida pelo The Institute of Internal Auditors (IIA) - representado pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) –, organização que avalia a qualidade dos departamentos responsáveis pelo assunto em organizações do setor público e privado.  

A entrega da certificação foi realizada nesta quinta-feira (30/09), na sede da Transpetro, no Rio de Janeiro. Na presença do gerente executivo de Auditoria Interna (Audin), Renato Trisciuzzi, o gerente de Planejamento, Integração e Controle da Audin, Erick Alves, recebeu o certificado das mãos do diretor-secretário do IIA Brasil, Juliano Berton. Com essa conquista, nossa companhia entra no seleto grupo de empresas internacionais detentoras do selo. 

Para receber a chancela de Quality Assessment, passamos por minuciosas avaliações, realizadas por equipe de consultores do IIA alinhados com as últimas inovações e tendências do segmento. Os profissionais verificaram nossa estrutura de auditoria interna e se ela contribuía para melhorar processos de gestão de riscos, controle e governança da companhia. A obtenção da certificação comprovou a qualidade das nossas práticas de governança corporativa e a capacidade da nossa Auditoria Interna em trazer mais segurança às decisões da Alta Administração por meio de avaliações previstas em exigências legais e normativas internacionais.  

De acordo com Renato Trisciuzzi, a obtenção do certificado representa o ponto mais alto do trabalho de aperfeiçoamento de procedimentos, processos internos e práticas de governança pelo qual passamos. “Temos a validação de que nossa área está em linha com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF), demonstrando que atuamos com independência e objetividade e adotando padrões elevados de ética, transparência e eficiência. Conquistamos o reconhecimento máximo que uma área de auditoria interna poderia alcançar. São poucas empresas no país com esse selo de qualidade. Agora podemos nos orgulhar de estarmos nesse seleto rol”, comemorou.  

O presidente do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE), Marco Foletto, acredita que o resultado da avaliação feita pelo IIA certifica o que tem ocorrido nos últimos anos no processo de auditoria interna da Transpetro. “Como em qualquer área de negócio da companhia, para a auditoria interna é fundamental ter práticas e procedimentos no nível do que se faz de melhor no mundo e que sejam aderentes aos princípios e estratégia da empresa. Na visão do CAE, as mudanças na estrutura organizacional ocorridas nos últimos anos e os impactos da pandemia sobre a forma de trabalho foram desafios adicionais ao movimento de modernização e adequação da área de auditoria interna rumo a essa certificação. A equipe toda, liderada pelo Trisciuzzi, está de parabéns e deve se orgulhar e celebrar essa conquista”, disse. 

Nossa Auditoria Interna está diretamente vinculada ao Conselho de Administração (CA) da Transpetro. É responsável por assessorar e atender às solicitações da Alta Administração no exercício do controle das atividades da companhia, no Brasil e no exterior, com o intuito de agregar e preservar o valor organizacional, fornecendo avaliação e consultoria, de forma independente e objetiva. A equipe presta assistência ao CA, ao Comitê de Auditoria Estatutário, à Diretoria Executiva e aos titulares da estrutura geral, além de atender às demandas do Conselho Fiscal e dos órgãos de controle governamental.