Conselho de Administração

Conselho de Administração (CA)

Regimento interno do CA da Transpetro

 

 

 

Rafael Chaves Santos (Presidente)

 

 

Doutorado em Economia pela FGV (2006), mestre em Finanças pela PUC-Rio (2002) e formado em Engenharia Civil Estrutural pela Uerj. Possuí grande experiência profissional construída ao longo dos anos em grandes empresas: Foi assessor adjunto do Departamento de Relações Internacionais do Banco Central do Brasil, Gerente de planejamento estratégico e orçamento da PGN / Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, Consultor financeiro da Vale International, uma subsidiária com sede na Suíça e subsidiária integral da Vale, uma empresa de mineração global, assessor adjunto do Departamento de Pesquisas do Banco Central do Brasil, Analista de crédito da Finep, agência pública brasileira de financiamento de projetos inovadores e Analista de Riscos da Souza-Cruz, filial brasileira da British American Tobacco.

 

 

 

 

 

Paulo José Alves (Conselheiro)

 

MBA Executivo pela UFRJ/Copead – 1996 e Pós-graduação em Gestão Contábil pela USP/SP (2003). Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj (1987). Experiência no relacionamento com diretorias, conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de governança, bem como executivo em processos de compliance, governança corporativa, auditoria, contabilidade (IFRS), custos e controles internos; Conhecimento sobre legislação societária, elaboração, consolidação, análise e divulgação de demonstrações financeiras, negócios do Grupo Petrobras e gestão de tecnologia e transformação digital; Grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Coordenador de Projetos Especiais na Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores (2021), Membro e Presidente de conselhos fiscais (2005 – 2017); Gerente Executivo de Conformidade da Petrobras (2018 – 2019); Diretor Adjunto de Governança e Conformidade da Petrobras (2017 – 2018); Gerente Executivo de Contabilidade e Tributário da Petrobras (2016 – 2017); Gerente Executivo de Contabilidade da Petrobras (2015 – 2016); Diversas posições gerenciais na Diretoria Financeira da Petrobras, de Gerente Setorial a Gerente Geral (1990 – 2015); Auditor Independente da Ernst Young (1985 – 1989).

 

 

 

 

 

Gilberto Souza Esmeraldo (Conselheiro)

 

Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, Aperfeiçoamento de Armamento para Oficiais, Comando e Estado Maior da Escola de Guerra Naval e Superior de Guerra Naval da Escola de Guerra Naval. Comandos exercidos: Primeiro Comandante de um Navio Patrulha Costeiro, construído no AMRJ (Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro), primeiro Comandante de um Navio Patrulha Fluvial, construído no Estaleiro Mac Laren, em Niterói (a importância de ser primeiro Comandante é a responsabilidade de acompanhar a construção do navio no estaleiro, desde a batida da quilha até a sua conclusão, dando vida ao Navio, acompanhando a colocação dos motores, aparelhos eletrônicos e de comunicações, seus armamentos, em resumo, toda a logística inerente ao fato. Imediato e comandante de navio tanque (petroleiro) da esquadra, responsável pelo abastecimento de toda a Esquadra em alto mar. Comandante dos Cursos de Oficiais e Praças da Marinha, incluindo o Corpo Feminino. Comandante da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão, tendo implantado a Delegacia dos Portos da cidade de Imperatriz, sendo o primeiro Comandante da mesma. Condecorações: Ordem do Mérito Naval, Medalha Militar com passador de ouro, Medalha Mérito Tamandaré, Medalha do Mérito Marinheiro (exemplar dedicação em operações no mar), Medalha Mérito Santos Dumont (Aeronáutica) e Medalha do Governo do Estado do Maranhão. Outras atividades: diretor de marketing e coordenador de eventos e seminários da Apimec Rio (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais), compositor dos Hinos da Esquadra e do Clube Naval. Compositor de músicas exaltando a história de diversas empresas, inclusive a Petrobras.

 

 

 

Fabiana Graças Silva dos Anjos (Conselheira representante dos empregados)

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Ruy Barbosa em Salvador/BA. Concluiu o curso de ensino médio como técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (atual IFBA). Possui experiência como Técnica em Operação Pleno na Petrobras Transporte S/A - Transpetro desde 2003. Atuou como analista Química Plena na empresa Acrinor Acrilonitrila do Nordeste de julho/2002 a janeiro/2003; e como analista Química na empresa Politeno Indústria e Comércio S/A, no período de maio/2000 a julho/2002.

 

 

 

Jaime Leôncio Singer (Conselheiro Representante do Ministério da Economia)

 

Mestre em Administração de Empresas pela Harvard Business School e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro de Conselhos de Administração (Conselheiro Certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Certificado como Gestor ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (CGA). Consultor Independente com mais de 25 anos de experiência no assessoramento a clientes nas áreas de finanças corporativas (M&A, restruturação de passivos financeiros e parceiras comerciais), planejamento estratégico e desenvolvimento corporativo/novos negócios no Brasil e em projetos de internacionalização. Conhecimento nos setores de (i) pagamentos/adquirência, (ii) agronegócio em geral e (iii) produtos de consumo.

 

Marco Antônio Mayer Foletto (Conselheiro independente)

 

Pós-graduação em Gestão de Negócios Globalizados pelo IBMEC/SP (2008). Pós-graduação em Gestão Empresarial pela UFRGS (2006). Graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS (2001).  Experiência profissional construída, no Brasil, México, EUA e Índia, em empresas multinacionais dos segmentos de autopeças, aviação, máquinas e equipamentos, siderurgia e tecnologia, atuando em Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Compliance, Controladoria e Finanças, atuando hoje em desenvolvimento de negócios com foco em inovação e tecnologia. Atualmente  ocupa os cargos de conselheiro de Administração Independente no Banrisul e de coordenador/Membro Independente do Comitê de Auditoria Estatutário da Corsan. Exerceu as seguintes funções: conselheiro Fiscal no INDG S.A. (Falconi Consultores de Resultados) de 2015 a 2017. diretor Financeiro na Superbac Biotech (2016). diretor de Auditoria na CSN (2015-2016). diretor Financeiro na RSB Transmissions (2014-2015). conselheiro de Administração (2012-2014) e Controller (2011-2014) na Gerdau Índia, diretor de Auditoria na TAM (2009-2010). gerente geral Corporativo de Auditoria Interna na Gerdau (2004-2009). gerente Global de Compliance - Holanda e México (2003-2004) e gerente sênior de Finanças, Logística e Compras (2002-2003) na York International. Controller de Custos na Dell (1999-2002). Controller na Iochpe-Maxion (1992-1998).

 

Antonio Carlos Passos de Carvalho (Conselheiro independente)

 

 

Mestrado em Political Management pela George Washington University; Graduado (BSc) em Ciências Navais pela Escola Naval e pós-graduado em Comunicações para Oficiais da Marinha. Serviu embarcado em quatro navios em diversas posições de liderança, técnicas, de logística, administrativa e finanças. Oficial de Relações Públicas do Segundo Distrito Naval.  Representante da Marinha na Vice-Presidência da República, assessoria em assuntos Navais e de Transporte Marítimo.  Ajudante de Ordens (Aide-de-Camp) e Chefe da Ajudância de Ordens do Presidente da República (Governo Itamar Franco). Embaixada do Brasil em Lisboa e Missão do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (Washington D.C.), acreditado como Adido Diplomático. Vice-Presidente e Conselheiro de Administração da MGI - Minas Gerais Participações S/A. Presidente e Conselheiro de Administração da PRODEMGE, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais. Presidente do Conselho de Informática do Estado de MG.  Conselheiro de Administração da Helibrás, subsidiária do Grupo Airbus. Gerente do escritório de representação da firma Décio Freire Advogados para os Estados Unidos e Canadá, com sede em Washington D.C. Consultorias para o World Bank sobre modernização administrativa com uso de TI para países pós-conflito. Professional Fellow da FGV-Europe. Condecorações: Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores); Medalha Mérito Tamandaré, Medalha do Mérito Marinheiro; Medalha do Pacificador, Medalha da Inconfidência (Estado de Minas Gerais).  Outras atividades: entusiasta de esportes (ex-atleta de natação da Marinha) e de atividades físicas para pessoas com lesões medulares e deficiências físicas (cadeirantes).

 

 

 

 

Conselho Fiscal (CF)

Regimento Interno do CF da Transpetro

 

 

 

Jeferson Gustavo Salerno (Presidente do CF)

 

 

 

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade pela Universidade Católica de Petrópolis. Possui MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e pós-graduação em Formação em Contabilidade Gerencial/Custos pela Universidade Candido Mendes - Ucam.  Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente de Finanças/CRP (2018 – 2020); Gerente Geral de Finanças/CRP (2016 – 2018); Gerente Geral de Finanças/CPR (2012 – 2016); Gerente Geral de Finanças/COFIP (2008 – 2012); Gerente de Finança/GCAIXA/PAGREG (2006 – 2008); Coordenador (2005 – 2006); Gerente Setorial – FINANÇAS/AOC/AO-MN (2004 – 2005) e Gerente-REFAP/DF/FINANÇAS (2002 – 2004).

 

 

Eduardo Damazio da Silva Rezende (Conselheiro)

 

 

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho. Possui MBA em Gestão Contábil pela FIPECAFI-USP e pós-graduação Latu Sensu em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho. Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente Executivo Administrativo Financeiro da empresa Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social); Gerente Setorial de Contabilidade para empresas do Abastecimento e Biocombustíveis, na Petrobras; Gerente Setorial para as empresas de Biocombustíveis, na Petrobras; Coordenador dos Processos Contábeis dos Negócios de Biocombustíveis, na Petrobras; e Coordenador das Atividades do Custeio da Produção, na Petrobras. Atuou como Conselheiro Fiscal nas seguintes empresas: Petrobras Transporte S/A – Transpetro, Petrobras Distribuidora S/A – BR e Guarani S/A. Possui, inclusive, experiência profissional fora do grupo Petrobras, onde atuou como: Analista Contábil Sênior, na empresa Tele Norte Leste S.A. (Telemar, atual Oi), de maio/2001 a janeiro/2003; e Analista Contábil Pleno, na empresa Sony Music, de julho/1997 a maio/2001.

 

 

 

 

 

 

 

Gildenora Batista Dantas Milhomem (Conselheira e representante do Ministério da Economia)

 

 

Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, contadora, com especialização em Administração Pública pela Ebape/FGV, atualmente exerce o cargo de subsecretária de Contabilidade Pública da STN/MF, atua como coordenadora Operacional do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de  Contabilidade Técnicas para o Setor Público (GA NBC TSP) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); preside o Conselho de Administração da Fundação Assefaz; atua como membro-representante do Tesouro Nacional no Conselho Fiscal da Transpetro.

Já exerceu vários cargos dentro da administração pública federal, dentre eles: secretária geral de Administração da Advocacia-Geral da União; superintendente de Administração e Finanças da Agência Nacional de Aviação Civil; diretora de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo; subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Fazenda; presidiu ainda o Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil (CMB) e da Empresa Gestora de Ativos (Emgea); foi membro do Conselho Diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e membro do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A - Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA).

 

 

 

 

Suplentes

 

 

 

José Antônio de Souza Meireles

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Caiu. Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada da Bahia (FIB). Pós-graduado em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria, pela Universidade Federal da Bahia. Possui MBA em Regulação do Petróleo e Gás Natural, pela Fundação Cefet. Mestre em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (Escola de Direito de São Paulo – FGV/SP). Possui, inclusive, curso de extensão em Contabilidade Avançada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e extensão em Gestão Tributária, pela Fundação Visconde de Caiu. Possui grande experiência profissional na Petrobras onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente Tributário de Relacionamento Externo Regiões Norte e Nordeste; Gerente Tributário de Relacionamento Externo Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; Gerente Setorial de Execução Tributária Estadual; Gerente Setorial de Orientação para Exploração e Produção, Serviços e Divulgação de Legislação Tributária; e Consultor de Negócios. Exerceu os cargos de conselheiro fiscal nas seguintes empresas do grupo Petrobras: Petrobras Negócios Eletrônicos – e-Petrobras; Ibiritermo S/A; Bioóleo Industrial e Comercial Ltda; Breitener Energética S/A, Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Atuou nas seguintes empresas antes de trabalhar na Petrobras: Consultor Tributário, na FVC Consultoria e Serviços; Professor Universitário, no Instituto Baiano de Ensino Superior; e Supervisor, na Fiducial Consultoria e Serviços Ltda.

 

 

 Eduardo Seixas

 

Formado em Contabilidade pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e MBA em Gestão Contábil pela USP. Possui grande experiência profissional na Petrobras e em empresas do grupo onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: Gerente de Demonstrações Financeiras, na Petrobras; Gerente de Gestão Contábil de Parcerias, na Petrobras (2008 – 2020); e Gerente de Planejamento Contábil, na Petrobras (2007 – 2008).

Renato da Motta Andrade Neto

 

Formado em Economia pela Universidade de Brasília - UnB. Possui Mestrado em Economia pela Faculdade IBMEC. Possui grande experiência profissional dentro da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Operações de Crédito de Estados e Municípios; na STN, atuou também como Gerente do Fundo Soberano do Brasil (2015 a 2016) e trabalhou na mesa de operações da dívida pública brasileira (2009 a 2015); e foi Analista Executivo em Economia Industrial e do Setor Público, no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) (2008 – 2009).

 

 

 

 

 

Comitê de Auditoria Estatutário (CAE)

 

 

Regimento Interno do CAE da Transpetro

 

Marco Antônio Mayer Foletto (Presidente do CAE, Especialista Financeiro e conselheiro independente)
Gerson Luiz Gonçalves (membro)
Antônio Edson Maciel dos Santos (membro)

 

 

 

 

 

 

 

Comitê de SMS do CA (COSMS)

 

 

Paulo José Alves (Presidente Interino do COSMS e conselheiro do CA)
Alex Murteira Celem (membro)
Guilherme Paradela Gomez Mota (membro)

 

 

----

O presidente e os diretores atuam na Sede da companhia, situada na Avenida Presidente Vargas, 328, Centro do Rio de Janeiro, e atendem pelo telefone (21) 3211-9000. Os endereços e e-mails não são divulgados para possibilitar que as manifestações sejam centralizadas nos canais oficiais da Ouvidoria-Geral, possibilitando a isenção e seu melhor tratamento, conforme artigo 5o § 1o. do Decreto 7724/2012.