Direção

Antonio Rubens Silva Silvino

Presidente 

Empregado de carreira do Sistema Petrobras, Rubens ingressou na Petrobras Distribuidora em 1976. Exerceu funções gerenciais em áreas como Marketing, Comercialização e Planejamento, até assumir a presidência da Liquigás, em 2006, época em que essa subsidiária era vinculada à BR. Em 2012, a Liquigás passou a ser ligada diretamente à área de Abastecimento da Petrobras. Rubens permaneceu à frente da Liquigás até abril de 2014, quando passou a ocupar a Gerência Executiva Corporativa do Abastecimento.

O presidente da Transpetro é formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos (SP) e pós-graduado em Administração de Empresas, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp/FGV). Tem especialização pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e pelo Programa de Gestão Avançada da escola de negócios francesa Insead, em parceria com a Fundação Dom Cabral. 

Arthur Azevedo

Diretor Financeiro

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, Arthur Azevedo tem notória experiência na área financeira. Sua vivência inclui, além do Brasil, Estados Unidos e Europa, onde já liderou times globais. Com MBA concluído na Business School São Paulo, Arthur atualmente participa do International Directors Program (Insead). Suas experiências mais recentes foram como Diretor Financeiro da Indústria Brasileira de Alimentos e Chocolates (Cacau Show) e como Vice-presidente de Finanças, Tecnologia da Informação e Relações com Investidores na Whirpool S/A. Arthur traz a prática de já ter participado em Conselhos de Administração da Whirpool S/A e da B. Blend como Diretor Estatutário e Conselheiro.

Gilberto Moura da Silva

Diretor de Serviços 

Graduado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gilberto Moura da Silva é especializado em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas). Com 38 anos de experiência profissional na Petrobras, 35 deles em funções gerenciais, ele foi coordenador, gerente setorial, gerente geral e diretor em unidades da companhia no Brasil, Argentina e Bolívia. Desde maio de 2016, atuava como gerente geral na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap/RS).

Paulo Penchiná Cortines Pereira

Diretor de Dutos e Terminais

Formado em Engenharia, tem pós-graduação em Gestão Empresarial. No Sistema Petrobras desde 1984, Penchiná já foi auditor e instrutor do Processo de Gestão de Qualidade da Petrobras e desempenhou funções gerenciais nos Terminais Aquaviários da Baía de Guanabara, no Terminal de Angra dos Reis e na Sede (RJ), onde foi gerente executivo de Oleodutos, gerente executivo de Terminais Aquaviários e gerente executivo de Desenvolvimento de Logística par a o Pré-sal.

Rogério Fernandes Figueiró

Diretor de Transporte Marítimo

Bacharel em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, possui MBA em Portos e Logística, pela Universidade Gama Filho, e em Desenvolvimento Gerencial, pela Fundação Dom Cabral. Está no Sistema Petrobras desde 1979, tendo atuado por 12 anos a bordo dos navios da companhia como oficial de Máquinas até chegar ao cargo de chefe de Máquinas. Exerce funções gerenciais no Transporte Marítimo desde 1992, em atividades como gestão de pessoal marítimo (RH), gestão portuária e operação da frota. Nos últimos cinco anos, ocupou o cargo de gerente geral de Transporte e Armazenamento da área de Logística da Petrobras.

 


O presidente e os diretores atuam na Sede da companhia, situada na Avenida Presidente Vargas, 328, Centro do Rio de Janeiro, e atendem pelo telefone (21) 3211-9000.