Roubo nos Dutos

Saiba o que estamos fazendo para prevenir o roubo de óleo e de derivados em nossas instalações

 

Segurança é o nosso maior valor, e tem prioridade absoluta em nossos negócios.

Nosso esforço é constante para que não haja nenhum acidente. Mesmo assim, nos deparamos com uma questão que vai além do nosso controle: o furto de óleo e derivados de nossa malha de dutos.

O que são derivações clandestinas?

Temos sido vítimas de ações criminosas de furto de óleo e derivados, também conhecidas como derivações clandestinas. Temos como maior preocupação a segurança das pessoas e do meio ambiente, pois intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos como vazamentos, incêndios e explosões.

O transporte de combustíveis por dutos é seguro e eficiente, desde que não ocorram intervenções criminosas. Os pontos onde estão localizadas as instalações só devem ser acessados por pessoal autorizado e estão devidamente sinalizados.

 

 

Como funciona o transporte por dutos?

Os dutos são canos especiais que passam por baixo da terra, para transportar o combustível através de uma espécie de estrada diferente. Uma faixa de dutos é o local por onde passam diversos dutos, que são conectados uns aos outros e enterrados a uma profundidade segura para formar uma malha de dutos.

No Brasil, a Petrobras Transporte SA - Transpetro opera mais de 14 mil quilômetros de dutos, que transportam produtos combustíveis que ajudam a movimentar o nosso país. Um único dia de transporte por dutos tira mais de 20 mil caminhões-tanque das vias. O transporte por dutos é muito mais seguro, rápido e não contamina o meio ambiente. A operação da nossa faixa de dutos é monitorada 24 horas por dia, por um centro nacional de controle.

 

Intervenções criminosas aumentaram nos últimos anos

Intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos para a comunidade, como incêndio e explosão.

Em 2021, a companhia registrou 102 casos de furto ou tentativas de furto nos dutos em todo o país. Em 2020, foram 201 ocorrências, enquanto em 2019 a Transpetro registrou 203 casos. Em 2018, foram 261.

A maior preocupação é com a segurança das pessoas. A participação da sociedade é muito importante. 

Dados_site_2021.jpg

 

Como identificar um furto de combustível e denunciar

Entre as movimentações que podem ser suspeitas destacam-se:

  • Atividades noturnas nas faixas;
  • Cheiro forte de combustível na área;
  • Presença de carros e pessoas com mangueiras e outros equipamentos;
  • Obras e construções próximos a faixa;
  • Pessoas trabalhando na faixa sem o uniforme da Transpetro;
  • Caminhões de combustível perto das faixas de dutos;
  • Tratores e veículos pesados perto da faixa de dutos.

A população pode entrar em contato com a Transpetro pelo número 168, caso identifique qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos ou em terrenos próximos.

O telefone 168 é grátis e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. E o sigilo é garantido. Temos também o número de WhatsApp, pelo qual as pessoas podem enviar imagens e vídeos: (21) 999920-168.

O furto de combustível afeta as pessoas e o meio ambiente

O transporte de grandes volumes de combustíveis por dutos é seguro e eficiente e o objetivo da companhia é evitar ações de pessoas não autorizadas em nossas instalações.

A colaboração e o engajamento dos moradores vizinhos aos dutos é muito importante para alertar sobre o perigo que todos correm com estes atos criminosos. Cuidando dos dutos, você cuida da sua segurança e da segurança de sua família e amigos.

 

 

Conheça algumas de nossas ações preventivas

  • Visitas às comunidades vizinhas às faixas com frequência, para conscientizar a população do entorno e reforçar a importância da colaboração e do engajamento dos moradores vizinhos aos dutos. O objetivo é minimizar o perigo que todos corremos com estes atos criminosos;
  • Articulação com diversos órgãos externos para, de forma integrada, auxiliar no combate as atividades criminosas;
  • Desenvolvimento de tecnologias;
  • Exercícios simulados de resposta às emergências, para garantir que nossas equipes estejam preparadas para qualquer contingência.

Caso veja alguma situação de perigo ou emergência na faixa de dutos:

ligue grátis
168

 

Você também pode enviar fotos, vídeos e áudios por WhatsApp:

(21) 99992-0168