Teletrabalho

Conheça os recursos de informática disponibilizados pela companhia

 

Terminal Virtual é uma das ferramentas oferecidas aos colaboradores que trabalham em casa durante o período de enfrentamento do coronavírus

 

Estamos atuando para viabilizar todos os recursos de tecnologia da informação e comunicação necessários para possibilitar o acesso remoto e manter nossas principais atividades durante o período de enfrentamento da pandemia provocada pelo coronavírus.

Além do acesso via notebook ou celular corporativo, a Gerência Executiva de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Getic) disponibilizou o Terminal Virtual. Essa solução possibilita o trabalho remoto a partir de notebook ou desktop particular  

Para viabilizar o trabalho remoto, além de computador e/ou celular, o colaborador precisa de uma conexão residencial de internet de aproximadamente 10Mb para funcionamento normal das aplicações.

 

Conheça as orientações para acessar os principais sistemas corporativos.

 

 

·                   Notebook corporativo

 

O acesso remoto via notebook corporativo poderá ocorrer de duas formas:

 

ü    Acesso via Pulse Secure: Os empregados que possuem notebook corporativo e já fazem uso do acesso remoto via Pulse Secure não precisam se preocupar, esse recurso permanecerá ativo. O aplicativo Pulse Secure já se encontra instalado em todos os notebooks com imagem Petrobras.

 

Caso seja a primeira vez que acesse pelo Pulse, veja aqui o passo a passo.

  

ü    Acesso via Always on VPN: Todos os notebooks corporativos com a versão Windows 10 contarão também com o acesso remoto via Always on VPN, que deverá ser utilizado como padrão.

 Clique aqui para consultar o passo a passo.

  

ATENÇÃO! Os empregados que receberam notebook corporativo de forma contingencial, tanto para o acesso via Pulse Secure ou Always on VPN, precisam ter o recurso de acesso remoto ativo. A solicitação pode ser feita pela GeticWeb ou pelo telefone (21) 3211-1000. Após configurado, o período de replicação do recurso pode durar até duas horas. Além disso, é importante reiniciar o notebook diariamente para garantir as atualizações.

 

 A utilização do notebook corporativo garante o acesso a todas as aplicações corporativas da empresa, contanto que as mesmas estejam previamente autorizadas e instaladas no equipamento.

 

 

·                   Desktop/Notebook particular

 

 

 

 O acesso remoto via desktop/notebook particular deverá ocorrer por meio da solução Terminal Virtual.

Requisitos do computador: deverá ter preferencialmente o processador i3 (ou equivalente) e memória 4GB; Windows 7 ou superior ou Linux (sem restrição de versão).

O acesso poderá ser pelo Internet Explorer (sem restrição de versão), Mozilla Firefox versão 55 ou superior ou Google Chrome (sem restrição de versão).

Os acessos estão ocorrendo por ondas. Confira aqui mais informações.

  

·                   Celular corporativo

 ü    Mobilidade básica: Para os usuários que precisam acessar o correio eletrônico (Lotus Notes Traveller).

 ü    Mobilidade avançada: Para os usuários que precisam fazer liberação no SAP, emitir DIP ou acessar a intranet e o correio eletrônico.

OBSERVAÇÃO: Quem não possui o serviço ativo deverá solicitá-lo via GeticWeb.

 

ü    SAP Fiori Client (apenas para empregados): O aplicativo SAP Fiori Client está disponível na Apple Store e na Play Store para download. O ambiente também pode ser acessado no navegador pelo http://portalsap.transpetro.com.br. É necessária a utilização da senha extranet.

 Veja o passo a passo para o SAP Fiori aqui.

  

ü     Cisco Jabber: Aplicativo de colaboração que reúne diversos recursos de comunicação: mensagens instantâneas, audioconferência, videoconferência (consultemanual de uso), compartilhamento de desktop, conferência e status de presença, bem como a função de softphone, estendendo o ramal para os dispositivos móveis. Faça o download do aplicativo que está disponível na Apple Store (acesse o manual de uso) e na Play Store (clique aqui para o manual de uso).

 

ü     Cisco Webex Meetings: É a aplicação indicada para reuniões de grande público que necessitam de maior infraestrutura e mais recursos como: vídeos, compartilhamento de arquivos e apresentações. Sua utilização requer apenas internet não sendo necessário imagem corporativa, recursos de acesso remoto. É possível participar das reuniões de qualquer computador corporativo ou particular. Veja como usar.

 

o        Para os usuários com função gratificada estão disponibilizados os serviços de ramal corporativo, videoconferência, audioconferência e chat.

 

 

 

 

 

 

 

o                 Para usuários sem função gratificada somente a função de chat.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para: duvidascovid@transpetro.com.br