Conselho de Administração

Conselho de Administração (CA)

Regimento interno do CA da Transpetro

 

 

Paulo José Alves (presidente)

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1987), com MBA Executivo pela UFRJ/COPEAD (1996) e pós-graduação em Gestão Contábil pela USP/SP (2003). Possui experiência no relacionamento com diretorias, conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de governança, bem como em processos de compliance, governança corporativa, auditoria, contabilidade (IFRS), custos e controles internos; conhecimento sobre legislação societária, elaboração, consolidação, análise e divulgação de demonstrações financeiras, negócios do Grupo Petrobras e gestão de tecnologia e transformação digital; grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: coordenador de Projetos Especiais na Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores da Petrobras (2021); membro e presidente de conselhos fiscais (2005-2017); gerente executivo de Conformidade da Petrobras (2018-2019); diretor adjunto de Governança e Conformidade da Petrobras (2017-2018); gerente executivo de Contabilidade e Tributário da Petrobras (2016-2017); gerente executivo de Contabilidade da Petrobras (2015-2016); diversas posições gerenciais na Diretoria Financeira da Petrobras, de gerente setorial a gerente geral (1990-2015); auditor Independente da Ernst Young (1985-1989).

 

Dimitrios Chalela Magalhães (conselheiro)

Administrador de empresas formado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, de São Paulo (SP), e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte (MG). Empregado de carreira da Petrobras, atuou na Unidade de Operações da Bacia de Campos como contratador de serviços e gerente setorial de Planejamento Integrado e Gerenciamento de Contratos de Construção e Montagem, e posteriormente na área de Construção de Poços Marítimos como gerente de Controle e Diligenciamento de Bens e Serviços. Anteriormente, atuou como gerente da área de Estratégia de Contratação e Gestão de Categorias, respondendo pelas categorias voltadas à implantação de projetos de investimento, seguindo como gerente geral de Estratégia de Contratação e Gestão de Fornecedores, responsável também pelo processo de cadastramento de fornecedores na Petrobras; em seguida, ocupou a função de gerente geral de Produtividade, Gestão e Organização, responsável pelo desenho organizacional de processos e estruturas em alinhamento à Estratégia da Petrobras. Atualmente, atua como gerente geral de Planejamento e Gestão de Estoques e Armazéns da Petrobras, respondendo pela operação de 39 armazéns e pelo processo de gestão de estoque, contemplando mais de R$ 10 bilhões em materiais inventariados e mais de 650 mil SKUs.

 

Maria Isabel de Faria Perez (conselheira)

Pós-graduada em Gestão de Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás pelo Instituto Brasileiro de Petróleo - IBP (2011), possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005), certificação Business Acument for the Energy Executive pela McCombs School of Business University (University of Texas)  (2014), extensão em Compliance e Anticorrupção para o Setor de Energia pelo IBP (2015) e em Arbitragem Comercial Nacional e Internacional pelo IBMEC (2008). Sua experiência profissional se iniciou como advogada no escritório Pinheiro Neto Advogados; em 2006, ingressou na Petrobras, tendo ocupado funções gerenciais no Jurídico da companhia, com destaque para a liderança do Jurídico de Exploração e Produção. Atualmente, é gerente geral na área de Integração de Negócios e Participações da Petrobras, responsável pela carteira de participações societárias nos segmentos de Refino, Gás Natural e Energia.

Viviana Canhão Bernardes Gonçalves Coelho (conselheira)

Engenheira química formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bióloga pela PUC-PR, com mestrado em Tecnologia Ambiental pelo Imperial College em Londres, MBA em administração avançada pela Coppead, pós-graduação em Inovação pela Unicamp e extensa formação executiva em instituições como Insead, IMD, IBGC, Universidade de Cambridge, London Business School e Columbia University. Na Petrobras há mais de 19 anos, atualmente atua como gerente executiva de mudança do clima, além de representar a companhia no Comitê Executivo da Oil and Gas Climate Initiative e no grupo de Climate Change da Ipieca. Anteriormente atuou em diversas funções nas áreas de Downstream e no Centro de Pesquisas (Cenpes), dentre elas como gerente geral dos portfólios de inovação em gás, energia e desenvolvimento sustentável. Antes da Petrobras, atuou como consultora em projetos para multinacionais de múltiplos segmentos em vários países.

Felipe Homero Pontes (conselheiro representante dos empregados)

Técnico em Operação e Produção de Petróleo e Gás pelo Senai – Campos dos Goytacazes; bacharel em Engenharia Química pelas Faculdades Integradas de Aracruz – Faacz e MBA Investimento e Mercado Financeiro pela Fucape. Possui experiência profissional como Técnico de Operação Pleno Petrobras Transporte S.A (Transpetro) desde 2006. Atuou na operação em área industrial de plantas de armazenamento e transferência de petróleo; na operação em área industrial de plantas de armazenamento e transferência de GLP e C5+; no Comissionamento em start up de plantas industriais; no treinamento de formação de operadores; na supervisão de operações; foi diretor de Assuntos Jurídicos Sindipetro-ES (2015 – 2020) e membro da Brigada da FUP (Federação Única dos Petroleiros) em Brasília (2017 – 2020).

 

Marco Antônio Mayer Foletto (conselheiro independente)

Pós-graduação em Gestão de Negócios Globalizados pelo IBMEC/SP (2008). Pós-graduação em Gestão Empresarial pela UFRGS (2006). Graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS (2001).  Experiência profissional construída, no Brasil, México, EUA e Índia, em empresas multinacionais dos segmentos de autopeças, aviação, máquinas e equipamentos, siderurgia e tecnologia, atuando em Auditoria Interna, Gestão de Riscos, Compliance, Controladoria, Finança e desenvolvimento de negócios com foco em inovação e tecnologia. Atualmente, ocupa os cargos de conselheiro de Administração Independente no Banrisul e de coordenador/Membro Independente do Comitê de Auditoria Estatutário da Corsan. Exerceu as seguintes funções: conselheiro Fiscal no INDG S.A. (Falconi Consultores de Resultados) de 2015 a 2017; diretor Financeiro na Superbac Biotech (2016); diretor de Auditoria na CSN (2015-2016); diretor Financeiro na RSB Transmissions (2014-2015); conselheiro de Administração (2012-2014) e Controller (2011-2014) na Gerdau Índia; diretor de Auditoria na TAM (2009-2010); gerente geral Corporativo de Auditoria Interna na Gerdau (2004-2009); gerente Global de Compliance - Holanda e México (2003-2004) e gerente sênior de Finanças, Logística e Compras (2002-2003) na York International. Controller de Custos na Dell (1999-2002) e controller na Iochpe-Maxion (1992-1998).

Antonio Carlos Passos de Carvalho (conselheiro independente)

Mestrado em Political Management pela George Washington University, graduado (BSc) em Ciências Navais pela Escola Naval e pós-graduado em Comunicações para Oficiais da Marinha. Serviu embarcado em quatro navios em diversas posições de liderança, técnicas, de logística, administrativa e finanças. Oficial de Relações Públicas do Segundo Distrito Naval.  Representante da Marinha na vice-presidência da República, assessoria em assuntos Navais e de Transporte Marítimo.  Ajudante de Ordens (Aide-de-Camp) e Chefe da Ajudância de Ordens do presidente da República (Governo Itamar Franco). Embaixada do Brasil em Lisboa e Missão do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (Washington D.C.), acreditado como Adido Diplomático. Vice-presidente e Conselheiro de Administração da MGI - Minas Gerais Participações S/A. Presidente e Conselheiro de Administração da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Presidente do Conselho de Informática do Estado de MG.  Conselheiro de Administração da Helibrás, subsidiária do Grupo Airbus. Gerente do escritório de representação da firma Décio Freire Advogados para os Estados Unidos e Canadá, com sede em Washington D.C. Consultorias para o World Bank sobre modernização administrativa com uso de TI para países pós-conflito. Professional Fellow da FGV-Europe. Condecorações: Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores), Medalha Mérito Tamandaré, Medalha do Mérito Marinheiro, Medalha do Pacificador, Medalha da Inconfidência (Estado de Minas Gerais).  Outras atividades: entusiasta de esportes (ex-atleta de natação da Marinha) e de atividades físicas para pessoas com lesões medulares e deficiências físicas.

 

 

 

 

Conselho Fiscal (CF)

Regimento Interno do CF da Transpetro

 

Jeferson Gustavo Salerno (presidente do Conselho)

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Petrópolis; MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e pós-graduação em Formação em Contabilidade Gerencial/Custos pela Universidade Candido Mendes - UCAM.  Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente de Finanças/CRP (2018-2020); gerente geral de Finanças/CRP (2016-2018); gerente geral de Finanças/CPR (2012-2016); gerente geral de Finanças/COFIP (2008-2012); gerente de Finança/GCAIXA/PAGREG (2006-2008); coordenador (2005-2006); gerente setorial - Finanças/AOC/AO-MN (2004-2005) e gerente-REFAP/DF/Finanças (2002-2004).

Eduardo Damazio da Silva Rezende (conselheiro)

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho, com MBA em Gestão Contábil pela FIPECAFI-USP e pós-graduação Latu Sensu em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho. Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente executivo Administrativo Financeiro da Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros; gerente setorial de Contabilidade para empresas do Abastecimento e Biocombustíveis, na Petrobras; gerente setorial para as empresas de Biocombustíveis, na Petrobras; coordenador dos Processos Contábeis dos Negócios de Biocombustíveis, na Petrobras; e coordenador das Atividades do Custeio da Produção, na Petrobras. Atuou como conselheiro Fiscal nas seguintes empresas: Petrobras Transporte S/A - Transpetro, Petrobras Distribuidora S/A e Guarani S/A. Fora do grupo Petrobras, atuou como analista contábil sênior na empresa Tele Norte Leste S.A. (Telemar, atual Oi), de maio/2001 a janeiro/2003; e analista contábil pleno, na empresa Sony Music, de julho/1997 a maio/2001.

 

Renato da Motta Andrade Neto (conselheiro)

Formado em Economia pela Universidade de Brasília - UnB. Possui Mestrado em Economia pela Faculdade IBMEC. Possui grande experiência profissional na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e atualmente ocupa o cargo de coordenador geral de Operações de Crédito de Estados e Municípios; na STN, atuou também como gerente do Fundo Soberano do Brasil (2015 a 2016) e na mesa de operações da dívida pública brasileira (2009 a 2015). Trabalhou como analista executivo em Economia Industrial e do Setor Público, no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro (2008-2009).

 

Suplentes

 

José Antônio de Souza Meireles

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu e em Direito pela Faculdade Integrada da Bahia (FIB). Pós-graduado em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria pela Universidade Federal da Bahia. MBA em Regulação do Petróleo e Gás Natural pela Fundação Cefet. Mestre em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (Escola de Direito de São Paulo - FGV/SP). Realizou curso de extensão em Contabilidade Avançada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensão em Gestão Tributária pela Fundação Visconde de Cairu. Possui grande experiência profissional na Petrobras, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente tributário de Relacionamento Externo Regiões Norte e Nordeste; gerente tributário de Relacionamento Externo Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; gerente setorial de Execução Tributária Estadual; gerente setorial de Orientação para Exploração e Produção, Serviços e Divulgação de Legislação Tributária; e consultor de Negócios. Exerceu os cargos de conselheiro fiscal nas seguintes empresas do grupo Petrobras: Petrobras Negócios Eletrônicos e Petrobras; Ibiritermo S/A; Bioóleo Industrial e Comercial Ltda.; Breitener Energética S/A; Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Atuou nas seguintes empresas antes de trabalhar na Petrobras: consultor tributário na FVC Consultoria e Serviços; professor universitário no Instituto Baiano de Ensino Superior; e supervisor na Fiducial Consultoria e Serviços Ltda.

 

Eduardo Seixas

Formado em Contabilidade pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e MBA em Gestão Contábil pela USP. Possui grande experiência profissional na Petrobras e em empresas do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente de Demonstrações Financeiras na Petrobras; gerente de Gestão Contábil de Parcerias na Petrobras (2008-2020); e gerente de Planejamento Contábil, na Petrobras (2007-2008).

 

 

 

 

 

 

 

Comitê de Auditoria Estatutário (CAE)

 

 

Regimento Interno do CAE da Transpetro

 

 

Marco Antônio Mayer Foletto (presidente; especialista Financeiro e conselheiro independente)

Gerson Luiz Gonçalves (membro)

Antônio Edson Maciel dos Santos (membro)

 

Comitê de SMS do CA (COSMS)

 

Dimitrios Chalela Magalhães (presidente do COSMS e conselheiro do CA)

Alex Murteira Celem (membro)

Guilherme Paradela Gomez Mota (membro)
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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O presidente e os diretores atuam na Sede da companhia, situada na Avenida Presidente Vargas, 328, Centro do Rio de Janeiro, e atendem pelo telefone (21) 3211-9000. Os endereços e e-mails não são divulgados para possibilitar que as manifestações sejam centralizadas nos canais oficiais da Ouvidoria-Geral, possibilitando a isenção e seu melhor tratamento, conforme artigo 5o § 1o. do Decreto 7724/2012.