logo

Luiz Eduardo Valente assume a presidência da Transpetro

Presidente do CA Transpetro, Rafael Chaves, presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Mastella, e presidente da Transpetro, Luiz Eduardo Valente Créditos: Maurício Pingo/Divulgação Petrobras

Foi realizada nessa terça-feira (28/09), no Rio de Janeiro, a cerimônia de posse do engenheiro químico Luiz Eduardo Valente para a presidência da Transpetro. O evento foi restrito a poucas pessoas em função da pandemia e contou com as presenças do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, do diretor executivo de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Mastella, além dos presidentes dos conselhos de administração (CAs) da Petrobras e da Transpetro, respectivamente, Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Rafael Chaves Santos. 

Valente teve a sua nomeação aprovada pelo CA da Transpetro na reunião da última sexta-feira (24/09), após cumprimento de procedimentos internos de governança corporativa. O novo presidente ocupava a Diretoria de Serviços da companhia, função que acumulará até que um novo diretor seja nomeado. 

 Em seu discurso, o presidente da controladora Silva e Luna ressaltou que a Transpetro é a subsidiária mais relevante do Sistema Petrobras, com grande maturidade operacional e um corpo técnico experiente. “Isso se reflete nos resultados e recordes que vêm sendo registrados pela companhia. Tenho certeza de que o engenheiro Luiz Eduardo Valente conduzirá a Transpetro com foco em segurança e eficiência, trazendo a empresa para ainda mais perto da controladora, em consonância com os interesses do grupo e em conformidade com as regulações”, disse. 

O diretor Claudio Mastella celebrou a nomeação de Valente para presidente da Transpetro. “Reforço duas palavras que condizem com o profissional que assume a presidência de um braço tão importante para a Petrobras: competência e confiança. É uma posição merecida e que trará a experiência de muitos anos de dedicação à empresa. Espero que possamos trabalhar juntos para atender ao mercado com mais competitividade e agilidade”, afirmou. 

Empregado de carreira do Sistema Petrobras, com mais de 40 anos de serviços prestados, Valente em seu discurso de posse agradeceu a confiança em um “velho petroleiro” que tem uma vida inteira de dedicação ao Sistema Petrobras. “Destaco algumas palavras-chave mais relevantes para nortear a nossa gestão: segurança, foco nas pessoas, integração com o Sistema Petrobras, disponibilidade dos ativos, flexibilidade logística, eficiência, otimização de recursos e respeito ao meio ambiente”, enumerou. 

Sobre o presidente 

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Eduardo Valente Moreira é pós-graduado em Engenharia de Processamento de Petróleo pela UFRJ. Possui MBA Executivo pela COPPEAD (UFRJ). 

Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, onde atuou como gerente geral da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), de Tecnologia de Refino no Abastecimento, da Refinaria Henrique Lage (Revap) e da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia. 

Ocupou também a função de gerente executivo de Gás-Química e Liquefação na área de Gás e Energia, de gerente executivo corporativo de SMS e de gerente executivo na área Industrial de Refino e Gás Natural. 

Na Braskem, foi diretor do Projeto Comperj Fase II e vice-presidente de Investimentos e Tecnologias Digitais. 

Na Transpetro, ocupava a Diretoria de Serviços desde 1º de julho de 2020.