logo

Transpetro firma parceria estratégica para descarbonização do Porto de Itaqui

Comprometida com a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, a Transpetro firmou, na quarta-feira (19), uma parceria estratégica com a Aliança Brasileira para a Descarbonização dos Portos (ABDP) para impulsionar o Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui (MA). O acordo prevê a colaboração no desenvolvimento de projetos com o objetivo de acelerar a redução das emissões de gases de efeito estufa no setor portuário e no transporte aquaviário brasileiro.

Como uma das medidas iniciais, a Transpetro irá analisar a viabilidade de disponibilizar bunker verde para navios no Porto do Itaqui, um combustível menos poluente e de menor impacto ambiental, o que contribuirá para a sustentabilidade do setor marítimo e das atividades portuárias. Outra iniciativa definida é a adoção do combustível verde nos veículos e equipamentos da companhia que operam no local. As ações preveem a descarbonização das operações em um dos berços de atracação operados pela Transpetro no porto. A empresa está trabalhando para substituir gradualmente os combustíveis fósseis por fontes de energia de baixo carbono, como o Gás Natural Liquefeito (GNL).

Segundo o gerente executivo de Operações de Dutos e Terminais do Norte, Nordeste e Sudeste da Transpetro, Flavio Godinho, essa iniciativa não só beneficia o meio ambiente, mas também contribui para a eficiência operacional e a competitividade da Transpetro, posicionando-a como uma empresa líder em práticas ambientalmente responsáveis. Ele enfatizou a importância da colaboração com a ABDP: "Ao unirmos esforços na busca por energia renovável e redução das emissões de carbono no Porto de Itaqui, demonstramos o compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, essenciais para um futuro mais equilibrado e saudável”, declara.

Sobre a Aliança

A Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos é uma iniciativa que reúne diversos portos e entidades no Brasil com o objetivo de colaborar e implementar ações para reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade ambiental no setor portuário. Este projeto é uma extensão do sucesso da Aliança Espanhola, unindo portos em esforços conjuntos de descarbonização. A adesão a essa aliança implica um compromisso das entidades envolvidas em trabalhar para tornar as operações portuárias mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Signatária da Aliança, a Transpetro participa dos quatro grupos de trabalho estabelecidos. "A participação da Transpetro é mais uma demonstração do comprometimento da empresa em descarbonizar suas operações e diminuir sua pegada de carbono em suas atividades", enfatiza Godinho.