logo

Transpetro oferecerá ao mercado recursos tecnológicos de ponta para treinamento do setor naval

 Transpetro abrirá as portas de seu centro de capacitação para atender o mercado a partir de setembro. Antes, oferecíamos treinamentos basicamente para empregados, mas agora disponibilizaremos a clientes externos todos os recursos tecnológicos de ponta usados em nossos cursos para treinar equipes de quadros de mar. Única empresa do hemisfério Sul com simuladores de convés e de máquinas conectados, a Transpetro possui em seu portfólio uma série de serviços, que incluem cursos teóricos e práticos com o uso de simuladores; treinamentos customizados, com a utilização de cenários, equipamentos e condições definidos pelo cliente; e licenciamento para utilização de software com simulador (SMH Training).

Entre os equipamentos de ponta, destaque para o Simulador Marítimo e Hidroviário (SMH), que recebeu este mês classificação A da Det Norske Veritas (DNV-GL), sociedade classificadora norueguesa que faz certificação de navios e plataformas de petróleo e é credenciada pela Autoridade Marítima brasileira. Além do reconhecimento internacional à excelência do modelo matemático desenvolvido com tecnologia 100% brasileira e patente própria da companhia, a certificação representa a independência tecnológica da Transpetro em uma área que promete crescimento vertiginoso, com a incorporação de novas tecnologias como digital twin, machine learning e inteligência artificial. Com isso, passamos a ser a primeira da América Latina com simuladores de classificação "A" pela sociedade certificadora norueguesa DNV-GL.

O SMH está totalmente integrado ao Simulador de Máquinas e ao Simulador de Alta Voltagem. Com o uso de realidade ampliada (óculos 3D), este simulador é atualmente o único no Brasil a propiciar uma imersão compatível com a realidade de uma Praça de Máquinas de um navio, composto de Sala de Controle, Praça de Máquinas, Compartimento de Gerador de Emergência e Máquina do Leme. Já o Simulador de Alta Voltagem, que também é o único no país, permite que os alunos efetuem treinamento de procedimentos de manuseio em quadro elétrico de alta tensão, utilizando realidade virtual.

Ambiente de aprendizado imersivo que alia teoria e prática

Os simuladores são a consolidação de 70 anos de experiência marítima da Transpetro e da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape). Eles permitem realizar treinamentos, reproduzindo, virtualmente e com exatidão, as complexas atividades e os diferentes cenários enfrentados pelos profissionais no dia a dia. A ferramenta possibilita simular operações considerando condições de tempo, ondas, ventos e correntes marítimas, com o objetivo de testar a ação e reação dos profissionais na resolução de problemas. Em um ambiente controlado e previsível, é possível analisar a eficiência operacional das manobras nas embarcações, verificar a precisão e a segurança das operações e orientar sobre o comportamento esperado na situação testada, evitando riscos de acidentes. É possível adaptar os cenários inseridos no simulador à realidade a ser treinada. Pela precisão de seu software, é possível também realizar análises de engenharia quanto à realização de manobras, um recurso importante para os operadores portuários.

O projeto do simulador nasceu de uma parceria entre Transpetro, Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, e Universidade de São Paulo (USP). O seu desenvolvimento final, a fim de atender os requisitos para a classificação, contou com o apoio da Technomar, uma empresa brasileira de base tecnológica. Atualmente, temos, além do Simulador Marítimo e Hidroviário (full mission), que recebeu a classificação "A", dois simuladores do tipo part task, que receberam a classificação "B" pela empresa certificadora internacional. Hoje, seguimos de forma autônoma com o parque de simuladores, sendo ele parte integrante do centro de capacitação da companhia, a Academia Transpetro.

Em 2019, os simuladores conquistaram ainda o Prêmio ANP de Inovação, concedido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, na categoria “Inovação Tecnológica”. Também obtiveram a segunda colocação na categoria “Iniciativas Inovadoras” no Prêmio Antaq 2019, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela Academia Transpetro, consulte:

Simuladores
Treinamentos

Conheça nosso centro de capacitação de operadores de navios, único da América Latina com simulador marítimo de classificação internacional.