Ouvidoria

A Ouvidoria foi criada em 2003, pela Presidência da Transpetro, para marcar uma nova fase de relacionamento da Companhia com seus públicos de interesse. No ano de 2005, foi incorporada à estrutura organizacional da Transpetro por decisão do Conselho de Administração (Ata CA 86, pauta nº 23 item 1 de 25/11/2005).

Com o objetivo de garantir um melhor desempenho, com um maior grau de independência e autonomia dentro da Companhia, a Ouvidoria passou a ser vinculada ao Conselho de Administração a partir de 2008 (Ata CA 110, pauta 26 item 2.3 de 25/11/2008). Essa foi uma ação alinhada ao Sistema Petrobras, que entende suas ouvidorias como instrumentos de aprimoramento de políticas de gestão.

A Ouvidoria visa a preservação de direitos, o estímulo à cidadania e a valorização dos direitos humanos, sendo também, um dos principais instrumentos de incentivo à transparência e aos princípios éticos do Sistema Petrobras.

São atribuições da Ouvidoria:

- Garantir a livre expressão de todos e todas, coordenando atividades que visem acolher opiniões, sugestões, críticas, reclamações e denúncias dos públicos de interesse da Transpetro;
- Fortalecer os princípios do diálogo, da transparência e da ética nas relações de trabalho e com todos os públicos de interesse da empresa;
- Garantir o cumprimento das metas e políticas da empresa e a observância aos direitos constitucionais;
- Zelar pelo cumprimento das políticas públicas e compromissos assumidos em tratados e pactos nacionais e internacionais;
- Participar de fóruns de discussão ou de decisão que atendam a interesses.

Conheça os canais de comunicação disponíveis:

Canal de Denúncia

O Canal de Denúncia do Sistema Petrobras é uma ferramenta independente, sigilosa e imparcial, que está disponível para os públicos externo e interno do Sistema Petrobras.

As denúncias, sejam elas de fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, assédio, discriminação ou qualquer outra irregularidade, podem ser feitas pelo site www.contatoseguro.com.br/petrobras, ou pelo telefone 0800 601 6925.

O denunciante pode fazer as denúncias de forma anônima, uma vez que o sistema utilizado pelo canal não permite rastreamentos que possam identificá-lo. As exceções são os casos que envolvem questões comportamentais (violência física ou psicológica e assédio moral ou sexual), que por sua natureza exigem a identificação.

O canal funcionará 24 horas por dia, com atendimento em português, inglês e espanhol.

Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

Voltado para obtenção de dados da Transpetro que são de interesse coletivo ou geral, o SIC tem o objetivo de facilitar o acesso à informação pública, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011), regulamentada pelo Decreto 7.724, de 16/5/2012.

Clique aqui para acessar o formulário do SIC

Fale Transpetro

Canal de relacionamento com os públicos interno e externo. Por meio dele são recebidas mensagens como dúvidas sobre negócios da Companhia, concursos públicos, elogios, sugestões, pedidos, críticas e reclamações.

Clique aqui para acessar o formulário do Fale Transpetro.