História da Fronape
Da criação da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), em 1950, à incorporação dos navios à então recém-criada Petrobras Transporte S.A - Transpetro, em 1998, foi uma longa caminhada. Essa história é marcada por diversos fatos que revolucionaram os rumos da história naval brasileira. Confira, abaixo, a linha do tempo com os principais acontecimentos do período.
1998
Os navios da Fronape foram incorporados à então recém-criada Petrobras Transporte S.A - Transpetro.
1978 a 1980
Mais quatro navios VLCCs foram integrados à frota, porém construídos no Brasil.
1974
A Fronape recebeu no Japão o navio José Bonifácio. Foram incorporadas à frota outras duas embarcações da mesma categoria, aumentando a participação da Petrobras na importação do petróleo bruto.
1973
Encomendou-se a construção dos dois primeiros navios especializados no transporte de minérios e de produtos químicos para compor a frota. Ainda no início da década, foram assinados contratos com estaleiros japoneses para a construção de navios VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade superior a 250 mil toneladas de porte bruto (TPB).
1972
A Fronape passou a atuar no transporte de minérios e de produtos químicos.
1970
Com o general Emílio Garrastazu Médici assumindo a Presidência da República, foi determinado que a Fronape ampliasse sua área de atuação, do que mesmo modo que se procedia nos demais ramos de atividade da Petrobras.
1953
A Lei n° 2.004 instituiu o monopólio da pesquisa, lavra, refino e transporte de petróleo e derivados. A Fronape passou, então, a ter suas atividades orientadas para executar o transporte marítimo em cabotagem e participar do transporte de longo curso nas importações e exportações.
1952
Presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto n° 31.775, aprovou novo regulamento para a Fronape, mantendo as mesmas atribuições definidas dois anos antes.
1950
Em 28 de abril é criada a Frota Nacional de Petroleiros (Fronape). Oito meses após a criação da Fronape, o decreto n° 29.006 definia as suas atribuições: fazer o transporte de petróleo e derivados no país ou no exterior, podendo realizar, ainda, armazenagem e comércio.
1949
O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) adquire o navio tanque Venus, que pertencera à empresa de navegação sueca Johnson Line. Essa primeira unidade, na época o maior navio sul-americano, recebeu o nome de Presidente Dutra ao passar à bandeira brasileira.