Atualizado em 30/08/2023
Recursos Humanos
1. Como proceder para trabalhar na Transpetro?
O ingresso nos quadros de pessoal da Companhia se dá por meio de processo seletivo público. Os processos seletivos são divulgados por meio de editais publicados no Diário Oficial da União (DOU), em jornais de grande circulação e no site da Transpetro.
2. Como proceder para estagiar na Transpetro?
O Programa de Estágio da Transpetro tem como foco estudantes de níveis técnico e superior.
Os candidatos interessados devem se cadastrar no Sistema de Candidatos a Estágio da Transpetro – Siscet.
As inscrições estão abertas permanentemente e são válidas de acordo com os prazos dos cursos.
A seleção de candidatos inicia-se no mês de maio de cada ano, para ingresso em julho e no mês de novembro, para ingresso em janeiro.
Confira os requisitos básicos para participar da seleção:
- Ser maior de 16 (dezesseis) anos, sendo que nas unidades operacionais da Transpetro é vedado o estágio para menores de 18 (dezoito) anos.
- O estudante deverá estar cursando:
- Para nível técnico, os dois últimos anos do curso;
- Para nível superior (Bacharelado ou Licenciatura):
- sistema seriado, a partir do 5º período;
- sistema de créditos, ter obtido, no mínimo, 70% dos créditos do curso.
- Apresentar declaração original da Instituição de Ensino, comprovando sua situação de estudante ou de concluinte do curso objeto do estágio e que está apto a realizá-lo.
Concursos
1. Quais as formas de contato com os candidatos?
De acordo com os editais que regem cada processo seletivo público, durante a sua validade, a convocação é realizada por meio de documento enviado via postal com aviso de recebimento, informando a data para sua apresentação na Companhia. Cabe ao candidato manter atualizado o seu endereço para o envio de correspondência. A Transpetro não convoca candidatos por e-mail ou por telefone.
2. Como faço para atualizar meu endereço?
Durante a validade do processo seletivo, o candidato deve observar o item do edital que dispõe sobre o assunto.
3. Qual o processo para a convocação dos candidatos?
O processo de convocação de candidatos obedece ao previsto no item do edital que dispõe sobre o assunto.
4. Qual o critério para a convocação de candidatos portadores de deficiência?
A Transpetro obedece rigorosamente ao Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (e sua alteração no decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004), reservando 5% de suas admissões aos candidatos portadores de deficiência.
5. Mudança de lotação ou polo
Os editais dos processos seletivos público para provimento de efetivos do quadro de terra da Transpetro preveem que, em caso de esgotamento do cadastro de reservas para determinado cargo ou polo, essas vacâncias podem ser supridas por candidatos aprovados e classificados para outros polos. Nesse caso, é feita uma pesquisa de interesses nos polos mais próximos.
Atualmente não há PSP para o quadro de terra aberto.
6. Como é formado o cadastro de reservas?
O cadastro de reserva se restringe aos candidatos classificados que constam na lista publicada no Diário Oficial da União (DOU).
7. Há aproveitamento do cadastro de reserva?
A Transpetro reserva-se o direito de proceder às admissões em número que atenda o interesse e as necessidades do serviço, dentro do prazo de validade do processo seletivo público.
8. A Transpetro realizará novos concursos? Para quais cargos?
Os processos seletivos são divulgados por meio de editais publicados no Diário Oficial da União (DOU), em jornais de grande circulação e no site da Transpetro.
Não há previsão de novo processo seletivo público.
9. Como ter acesso à listagem completa de candidatos classificados?
O resultado dos concursos anteriores está disponível, neste site, na seção Concursos, no link Resultado Final de cada Processo Seletivo ou no Diário Oficial da União (DOU).
10. A lista de acompanhamento do cadastro de reservas está atualizada?
A lista atualizada dos processos seletivos vigentes é disponibilizada neste site, na seção Concursos, dentro de cada processo seletivo.
11. Qual a validade dos concursos?
Concurso PSP 001/2016 - 01/07/2018
Concurso PSP 001/2013 - 13/05/2015
Concurso PSP 002/2013 - 15/05/2015
Concurso PSP 001/2012 - 16/01/2013
Concurso PSP 002/2012 - 06/07/2013
Concurso PSP 001/2011 - 14/12/2011
Concurso PSP 002/2011 - 04/08/2012
Concurso PSP 003/2011 - 02/08/2012
Concurso PSP 001/2008 - 16/03/2010
Concurso PSP 002/2008 - 02/10/2010
Concurso PSP 002/2006 - 30/06/2010
Concurso PSP 001/2005 - 30/03/2010
12. Quais os documentos exigidos para a contratação?
A lista de documentos solicitados para a admissão consta no edital que rege cada Processo Seletivo Público.
13. É necessária formação universitária para cargos de nível técnico?
Todo o processo ocorre de acordo com o disposto no edital que rege cada processo seletivo público. O candidato deve apresentar somente a documentação que está sendo exigida no edital. Caso o candidato não comprove o nível de escolaridade exigido, o mesmo será considerado eliminado do certame.
14. Qual o regime de trabalho?
Pode ser administrativo ou de turno ininterrupto de revezamento, de acordo com o cargo. O empregado da Transpetro trabalha regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Para os empregados de quadro de mar, o regime de embarque X repouso, em dias, nos navios da Transpetro é 60 X 60.
Cadastro e Consulta de Fornecedor
1. Como verificar informações de pagamento? Dúvidas sobre senha de acesso, notas fiscais ou previsão de pagamento:
A Transpetro dispõe de um canal específico e exclusivo para atender seus fornecedores. Solicitamos que as demandas apresentadas sejam encaminhadas através do Canal do Fornecedor, acessando o Sistema de Informações de Pagamentos aos Fornecedores.
Para solicitar senha de consulta ao Canal do Fornecedor, solicitamos preencher o formulário (grandes serviços ou pequenos serviços) informando CNPJ, razão social e e-mail de resposta. É indispensável que na solicitação conste endereço eletrônico da empresa para o envio da senha. Também é possível obter sua senha, enviando CNPJ e Razão Social para o Financeiro.
Com a senha, entre em Sistema de Informações de Pagamentos aos Fornecedores, para a verificação da previsão de pagamento das faturas.
Em seguida, é necessário informar o CNPJ da empresa (apenas dígitos, sem pontos traços ou barras) e a senha para a visualização dos títulos já liquidados ou que virão a ser pagos. Digite também o período desejado (apenas dígitos, sem pontos traços ou barras). Ex. 01102010 a 30102010) e clique em Pesquisar.
Informações de pagamento são gerenciadas pelo pessoal de contas a pagar, gentileza contatar através do e-mail transpetrofinanceiro@transpetro.com.br.
2. Como cadastrar uma empresa para fornecimento de produtos e grandes serviços?
Para fornecimento de bens e de grandes serviços para a Transpetro (acima de R$ 30.000,00), a empresa deverá estar incluída no Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras. Para obter informações de como se cadastrar na Petrobras, solicitamos acessar o site Canal Fornecedor Petrobras.
Posteriormente, a empresa deverá enviar preencher o formulário de Grandes Serviços, informando a Razão Social da empresa, CNPJ e lista de bens e/ou serviços de interesse.
OBS: Para aquisição de bens e contratação de grandes serviços (acima de R$ 90.000,00, ou R$ 180.000,00, para obras e serviços de engenharia), a Transpetro utiliza o Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras.
Para obter informações de como se cadastrar na Petrobras e obter acesso ao portal Petronect, solicitamos acessar o site Canal Fornecedor Petrobras.
No Cadastro de Fornecedores da Petrobras, as linhas de fornecimento são agrupadas em famílias, considerando as características técnicas do bem a ser fornecido ou do serviço a ser prestado. A participação em licitações não é restrita às empresas previamente inscritas nas famílias referenciadas nos editais, mas há vantagens para o fornecedor em realizar o cadastro nas famílias de seu interesse, como o recebimento de comunicados quando da publicação de oportunidades vinculadas a estas linhas de fornecimento e a maior celeridade nos processos de habilitação futuros.
3. Como cadastrar uma empresa para fornecimento de pequenos serviços?
Para fornecimento de pequenos serviços (até R$ 90.000,00 para a modalidade outros serviços e até R$ 180.000,00 para obras e serviços de engenharia), a Transpetro utiliza o sistema Rodízio de Fornecedores (contratações de pequenos serviços, até o limite de dispensa de licitação).
Para o fornecimento de pequenos serviços, na modalidade de Dispensa de Licitação por Valor, a Transpetro utiliza o Registro Simplificado.
Caso o fornecedor tenha interesse em fazer parte do Registro Simplificado, deverá enviar documentação solicitada, conforme orientações no site da Transpetro em: www.transpetro.com.br > Canais de Negócios > Canal do Fornecedor > Registro Simplificado.
Patrocínios
1. Como solicitar patrocínio?
A instituição solicitante deve encaminhar o projeto com pedido de patrocínio por e-mail ou por correio para:
A/C Gerência de Responsabilidade Social
Petrobras Transporte S.A. - Transpetro
Av. Presidente Vargas, 328, 11º andar
Centro
Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.091-060
2. Quais são os itens principais de uma proposta de patrocínio?
Basicamente, um projeto deve conter:
- Descrição detalhada da ação proposta – Detalhar a ação proposta. No caso de ação recorrente pode também relatar como foram ações/projetos de edições anteriores;
- Objetivos da ação/projeto – Apresentar os objetivos da ação proposta;
- Nome do proponente da ação/projeto - Identificar a proponente (Pessoa Jurídica habilitada a realizar o tipo de atividade proposta e que esteja em situação regular - certidões negativas de INSS e de regularidade de FGTS em dia);
- Data (período) de realização do evento;
- Local de realização do evento (cidade e nome do espaço de realização da ação);
- Qual a importância da ação (explicar o que o evento representa para o público alvo e os benefícios trazidos para a comunidade em geral);
- Contrapartidas oferecidas à Transpetro (enumerar as peças serão produzidas com a logomarca da Transpetro e os respectivos quantitativos) e contrapartidas sociais como gratuidades, sessões e apresentações especiais;
- Quantidade e tipo de empregos diretos e indiretos gerados (se for o caso);
- Valor total da ação/projeto e o valor solicitado como patrocínio;
- Estimativa de público e o seu perfil (masculino/feminino, faixa etária - ex: 10 a 16 anos, classe social: alta/média/baixa renda/ou todas);
- Público atingido (regiões atingidas/abrangência da ação);
- Informar se haverá outros patrocinadores;
- Informar se o projeto é incentivado (Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Lei de Incentivo ao Esporte). Nos casos de projetos incentivados, enviar cópia do D.O.U e informar número do processo, data de publicação, prazo para captação, valor solicitado, valor autorizado e demais informaçoes relevantes.
3. A instituição precisa de algum tipo de documentação especifica?
Após a aprovação da carta com pedido de patrocínio, serão solicitados os documentos listados abaixo:
- Estatuto ou Contrato Social (cópia autenticada);
- Ata da Assembléia de posse da atual Diretoria/Presidência (cópia autenticada);
- Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
- Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
- Declaração de regularidade de patrocínios.
No caso de projetos com leis de incentivo encaminhar a cópia do Diário Oficial com o prazo de captação.
OBS:
- Não manter vínculo de patrocínio para esta mesma ação/projeto com outras empresas do sistema (Petrobras, Petroquisa, BR Distribuidora, Gaspetro etc.) ou com empresas que produzam e/ou comercializem produtos e/ou serviços concorrentes com quaisquer empresas do Sistema Petrobras (empresas de petróleo, gás natural, distribuidoras e redes de abastecimento);
- O valor de patrocínio deve ser utilizado em itens relacionados diretamente com a ação. Para tanto, há algumas restrições. Não há cobertura para: (1) alimentação (coquetel, buffet, coffee break, etc.); (2) pagamento de premiação em competições, eventos esportivos e concursos em geral ou para compra de produtos com a mesma finalidade (premiação); (3) aquisição de materiais permanentes (barracas, toldos, etc. – somente é permitido o aluguel/serviço); e (4) taxa de administração.
Responsabilidade Socioambiental
1. Como apresentar um projeto social?
A instituição solicitante deve preencher e enviar o Formulário para a Apresentação de Projetos e enviar por e-mail, ou por correio para:
A/C Gerência de Responsabilidade Social
Petrobras Transporte S.A. - Transpetro
Av. Presidente Vargas, 328, 11º andar
Centro
Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.091-060
2. Qual é a área de atuação dos projetos patrocinados pela Transpetro?
Transpetro é receptiva a projetos sociais realizados, preferencialmente, em sua área de atuação, no entorno de suas unidades, terminais e faixas de dutos.
3. O projeto social precisa ter algum tema específico?
A Transpetro, como subsidiária, segue a política de Responsabilidade Social e as linhas de atuação da Petrobras:
- Produção Inclusiva e Sustentável;
- Biodiversidade e Sociodiversidade;
- Direitos da Criança e do Adolescente;
- Florestas e Clima;
- Educação;
- Água;
- Esporte.
Temas transversais de atuação: 1. Equidade de Gênero; 2. Igualdade Racial e 3. Inclusão de Pessoas com Deficiência.
4. Como apresentar um projeto ambiental?
A instituição solicitante deve preencher e enviar o projeto, seguindo o modelo apresentado pela Petrobras por e-mail, ou por correio para:
A/C Gerência de Responsabilidade Social
Petrobras Transporte S.A. - Transpetro
Av. Presidente Vargas, 328, 11º andar
Centro
Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.091-060
5. O projeto ambiental precisa ter algum tema específico?
A Transpetro, como subsidiária, segue a política de Responsabilidade Social e as linhas de atuação da Petrobras, patrocinando projetos ambientais que estejam dentro das seguintes áreas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável; Biodiversidade e Sociodiversidade; Florestas e Clima; Água.
Temas transversais de atuação: 1. Equidade de Gênero; 2. Igualdade Racial e 3. Inclusão de Pessoas com Deficiência.
6. A instituição precisa de alguma documentação específica?
Após a aprovação da carta com o pedido de patrocínio, serão solicitados os documentos listados abaixo.
- Estatuto ou Contrato Social (cópia autenticada);
- Ata da Assembléia de posse da atual Diretoria/Presidência (cópia autenticada);
- Certidão Negativa de Débito junto ao INSS (CND) – com menção/referência à lei 8.212/91;
- Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
- Declaração de regularidade de patrocínios e convênios.