Conselho de Administração

O Conselho de Administração é um órgão colegiado de orientação e direção superior da Transpetro, responsável pela fixação da orientação geral dos negócios da companhia, conforme atribuições previstas no Estatuto Social.

Conselho de Administração (CA)

Regimento interno do CA da Transpetro

William França (presidente)

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Possui MBA em Gestão Empresarial (Coppead/UFRJ) e formação em Gestão Estratégica e Cadeia de Valor (Insead/França). Iniciou sua carreira na Petrobras como engenheiro de processamento, em 1988, na Refinaria Duque de Caxias/RJ (Reduc). Sua experiência profissional inclui atuações como gerente de ativo da Refinaria Guillermo Bell/Bolívia e gerente geral das refinarias: RPBC/Cubatão-SP; REGAP/Betim-MG; RLAM/Mataripe-BA; e REDUC/Duque de Caxias–RJ. Foi também gerente executivo e diretor da Transpetro e da Transpetro Internacional. Em março de 2023, assumiu a Diretoria Executiva de Refino de Gás Natural da Petrobras e, desde junho/2023, é o Diretor Executivo de Processos Industriais e Produtos desta Companhia.

Alex Sandro Gasparetto (conselheiro)

Engenheiro de Produção Civil (UFSC) com MBA Executivo em Gestão de Negócios (Ibmec) e formação para Conselheiro de Administração (IBGC). Atua há mais de 17 anos no mercado de energia, destacando-se sua atuação como Conselheiro de Administração em diversas empresas do setor de gás natural (GasBrasiliano, Bahiagás, Sergás, MontevideoGas, Conecta) e sua atuação como diretor-presidente da GasBrasiliano Distribuidora S.A. (2019-2022), onde foi responsável pela implantação de projeto inovador de distribuição de biometano em rede de distribuição de gás natural. Adicionalmente, destacam-se os mais de dez anos na área de participações societárias da Petrobras, onde atuou em diversos projetos de compra e venda de participações, reestruturação de negócios, avaliação de desempenho e formulação de estratégias para as sociedades, em alinhamento com os demais negócios da Petrobras. Atualmente, lidera o desenvolvimento de novos negócios em eólica offshore e hidrogênio na Petrobras, em alinhamento com a estratégia de diversificação rentável da companhia, e preside o Conselho Deliberativo da Associação Petrobras Saúde.

Maria Isabel de Faria Perez (conselheira)

Pós-graduada em Gestão de Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás pelo Instituto Brasileiro de Petróleo - IBP (2011), possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (2005), certificação Business Acument for the Energy Executive pela McCombs School of Business University (University of Texas)  (2014), extensão em Compliance e Anticorrupção para o Setor de Energia pelo IBP (2015) e em Arbitragem Comercial Nacional e Internacional pelo Ibmec (2008). Sua experiência profissional se iniciou como advogada no escritório Pinheiro Neto Advogados; em 2006, ingressou na Petrobras, tendo ocupado funções gerenciais no Jurídico da companhia, com destaque para a liderança do Jurídico de Exploração e Produção. Atualmente, é gerente geral na área de Integração de Negócios e Participações da Petrobras, responsável pela carteira de participações societárias nos segmentos de Refino, Gás Natural e Energia.

Viviana Canhão Bernardes Gonçalves Coelho (conselheira)

Engenheira química formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bióloga pela PUC-PR, com mestrado em tecnologia ambiental pelo Imperial College, em Londres; MBA em administração avançada pela Coppead; pós graduação em inovação pela Unicamp; e extensa formação executiva em instituições como Insead, IMD, IBGC, Universidade de Cambridge, London Business School e Columbia University. Na Petrobras há mais de 19 anos, atualmente atua como gerente executiva de mudança do clima, além de representar a companhia no Comitê Executivo da Oil and Gas Climate Initiative e no grupo de Climate Change da IPIECA. Anteriormente atuou em diversas funções nas áreas de Downstream e no Centro de Pesquisas (Cenpes), dentre elas como gerente geral dos portfólios de inovação em gás, energia e desenvolvimento sustentável. Antes da Petrobras, atuou como consultora em projetos para multinacionais de múltiplos segmentos em vários países.

Felipe Homero Pontes (conselheiro representante dos empregados)

Técnico em operação e produção de petróleo e gás pelo Senai – Campos dos Goytacazes; Bacharel em Engenharia Química pela Faculdades Integradas de Aracruz – Faacz e MBA Investimento e Mercado Financeiro pela Fucape. Possui experiência profissional como técnico de operação pleno. Ingressou na Petrobras Transporte S.A (Transpetro) em 2006. Atuou na operação em área industrial de plantas de armazenamento e transferência de petróleo;  na operação em área industrial de plantas de armazenamento e transferência de GLP e C5+; no Comissionamento em startup de plantas industriais; no treinamento de formação de operadores; na Supervisão de Operações; foi diretor de Assuntos Jurídicos do Sindipetro-ES (2015 – 2020) e membro da Brigada da FUP (Federação Única dos Petroleiros) em Brasília (2017 – 2020).

Carolina Gabas Stuchi (conselheira indicada pela União)

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 2001), com Doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP, 2008). Professora de Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC, 2017), credenciada junto aos bacharelados em Ciência e Humanidades e em Políticas Públicas e ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. 

Com mais de 20 anos de atuação no setor público, tem sólida experiência profissional e docente nas áreas de Direito Público e de Políticas Públicas, com atuação e diversas publicações nos temas referentes a Estado, Direito e Democracia; Instituições Judiciais e Judicialização de Políticas Públicas; Gênero e Política; Assistência Social; Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Atualmente, ocupa o cargo de secretária adjunta da Secretaria do Patrimônio da União no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SPU/MGI. 2023). Exerceu o cargo de pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (UFABC, 2022-2023). Foi secretária-executiva do Conselho Nacional do Sesi (CN/SESI, 2015-2016). Integrou a carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG, 2007-2017), tendo exercido os cargos de Diretora da Rede Socioassistencial Privada do Suas (MDS, 2011-2015), Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação Superior no Ministério da Educação (MEC, 2008-2011), Coordenadora-Geral de Regulação do Suas no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS, 2005-2008). Na Prefeitura de São Paulo, foi assessora jurídica da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab/PMSP, 2003-2004).

Carlos Eduardo Lessa Brandão (Conselheiro Independente)

Engenheiro civil (UFRJ), mestre em Planejamento Energético (Coppe/UFRJ) e doutor em História e Filosofia da Ciência (HCTE/UFRJ), com MBA executivo em Finanças (Ibmec). Atua em consultoria em governança e sustentabilidade e em educação executiva desde 2005. Apresenta 18 anos de experiência como executivo em construção pesada, TI, meios de pagamento, telecomunicações, comércio eletrônico e sistemas de informação geográfica. Atuou em desenvolvimento de negócios e M&A como CFO e diretor executivo de holdings (AG Telecom e Valepontocom) e de empresas do portfólio. Foi conselheiro de administração da Companhia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (2016-18), Progen S/A (2016-18), Cemig (2017-18) e Multiner S/A (2018-21). É conselheiro consultivo da Construtora Santa Ângela Ltda. Nos temas ESG / Sustentabilidade, é membro do Standards Advisory Council do B Lab (EUA) e do Global Governance Committee da International Corporate Governance Network–ICGN. Foi membro dos conselhos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa–IBGC, Instituto Ethos, Índice de Sustentabilidade Empresarial–ISE da B3, Fundo Ethical e do Conselho de Stakeholders da Global Reporting Initiative-GRI (Holanda). É administrador de recursos de terceiros autorizado pela CVM e conselheiro de administração certificado pelo IBGC (CCA+).

Antonio Carlos Passos de Carvalho (Conselheiro Independente)

Mestre em Political Management pela George Washington University, graduado (BSc) em Ciências Navais pela Escola Naval e pós-graduado em Comunicações para Oficiais da Marinha. Serviu embarcado em quatro navios em diversas posições de liderança, técnicas, de logística, administrativa e finanças. Oficial de Relações Públicas do Segundo Distrito Naval.  Representante da Marinha na vice-presidência da República, assessoria em assuntos navais e de transporte marítimo.  Ajudante de ordens (Aide-de-Camp) e chefe da Ajudância de Ordens do presidente da República (governo Itamar Franco). Embaixada do Brasil em Lisboa e Missão do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (Washington D.C.), acreditado como adido diplomático. Vice-presidente e conselheiro de administração da MGI - Minas Gerais Participações S/A. Presidente e conselheiro de administração da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Presidente do Conselho de Informática do Estado de MG.  Conselheiro de Administração da Helibrás, subsidiária do Grupo Airbus. Gerente do escritório de representação da firma Décio Freire Advogados para os Estados Unidos e Canadá, com sede em Washington D.C. Prestou consultorias para o World Bank sobre modernização administrativa com uso de TI para países pós-conflito. Professional Fellow da FGV-Europe. Condecorações: Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores), Medalha Mérito Tamandaré, Medalha do Mérito Marinheiro, Medalha do Pacificador, Medalha da Inconfidência (Estado de Minas Gerais).  Outras atividades: entusiasta de esportes (ex-atleta de natação da Marinha) e de atividades físicas para pessoas com lesões medulares e deficiências físicas.