Trajetória: fique por dentro da nossa história

2024

Lançamos o TP25, a primeira licitação para renovação e ampliação da nossa frota. Também publicamos o primeiro edital de patrocínio para projetos culturais e esportivos financiados por leis de incentivo.

2023

Celebramos nossos 25 anos de contribuição para o desenvolvimento do Brasil, com uma energia que vem da diversidade, do talento e do empenho da nossa força de trabalho.

2022

Nossa subsidiária Transbel inicia as suas operações em Belém.

2020

A sociedade classificadora norueguesa Det Norske Veritas nos classifica como a primeira empresa da América Latina a receber a classificação de maior nível do Simulador Marítimo e Hidroviário.

2019

Vencemos a licitação para operar por mais 20 anos o Terminal Aquaviário de Belém, cujas regras exigiram a criação da nossa subsidiária, a Transbel.

2014

Inauguramos a Academia Transpetro, como um centro de capacitação interna e externa, e criamos o Centro Nacional de Acompanhamento de Navios (Cnan), que assegura o monitoramento permanente da nossa frota em todo o mundo, em tempo real.

2012

Acrescentamos à nossa frota o navio suezmax João Cândido, o primeiro navio construído totalmente em um estaleiro do Nordeste e o segundo fruto do Promef.

2011

Começamos a operar dez novas estações de compressão de gás natural, com o propósito de otimizar o transporte pela malha de gasodutos e recebemos o primeiro navio fruto do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o Celso Furtado.

2009

Com uma dupla realização, iniciamos a operação do Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra), considerado o maior poliduto do Brasil, e do gasoduto Urucu-Coari.

2008

Viabilizamos a inclusão do gás natural liquefeito (GNL) na matriz energética brasileira, a partir da inauguração do Terminal Flexível de Regaseificação de GNL, no Pecém (CE).

2007

Inauguramos o Centro Nacional de Reparos de Dutos (Creduto), em Guarulhos (SP) e incorporamos à nossa malha mil quilômetros adicionais de gasodutos.

2006

Iniciamos a obra de construção do gasoduto Urucu-Manaus, incorporando mais 383 quilômetros à nossa malha.

2004

Lançamos o edital internacional de pré- qualificação para a futura licitação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

2003

Adotamos o Sistema de Gestão da Fronape (SGF) e firmamos um convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) para a criação do Centro de Tecnologia em Dutos (CTDut) próximo ao Terminal de Campos Elíseos (Tecam).

2002

O Edifício Visconde de Itaboraí, no Centro do Rio de Janeiro, transforma-se em nossa Sede, no qual também implantamos o Centro de Controle Operacional (CCO), projeto embrionário do Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL).

2000

Não demorou muito para iniciarmos a operação dos dutos e terminais da Petrobras. Incorporamos 62 navios da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) e passamos a gerir 9 mil quilômetros de dutos e 47 terminais.

1998

Nossa empresa é criada em 12 de junho de 1998 em cumprimento à Lei do Petróleo nº 9.478/1997, que determinou a criação para viabilizar a operação e construção de dutos, terminais marítimos e navios para transporte de petróleo, derivados e gás natural.