COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO (CAE)
Regimento Interno do CAE da Transpetro
Marcelo Diniz de Paula Rocha (presidente do CAE e conselheiro independente)
Formado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela FMU - Faculdade Metropolitanas Unidas. Possui MBA - USP/FIA – Vanderbilty University – MBA Executivo Internacional. Pós-graduação em Direito pela FGV – GVLAW/SP. Certificação pelo IBGC – Conselheiro de Administração, Fiscal e Comitê de Auditoria.
Iniciou carreira na Directa Auditores Independentes em 1984. Desenvolveu carreira na função de Diretor em empresas de infraestrutura durante 33 anos, sendo elas: Grupo Enterpa, Usina Hidrelétrica São João e Cachoeirinha, Ecossistema Aterro de Resíduos Classe 1, Ecotrans, Enterpa Dragagem, Construtora Heleno & Fonseca e Grupo Estrutural.
Há sete anos vem exercendo a função de membro do Conselho de Administração e Coordenador de Comitês de Auditoria Estatutário nas seguintes empresas: Prodesp – Cia. De Processamento de Dados do Estado de São Paulo, Imesp – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Cia. do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Atualmente exercendo esse mesmo cargo na Desenvolve SP – Agência de Fomento.
Antônio Edson Maciel dos Santos (membro)
Mais de 25 anos de atuação em auditoria interna, controle interno, gestão de riscos e compliance em multinacionais, ocupando posições de diretoria, com passagens pela Sonae, Walmart e Contax. Atualmente é conselheiro fiscal titular da Raia e Drogasil e Grupo Oncoclínicas. Membro independente do comitê de auditoria da Kalunga e Kepler Weber. Possui as certificações pelo IBGC em CCA, CCF, CCoAud+, e pelo The IIA Global em CCSA. Instrutor do IBGC e professor convidado da Fipecafi na pós-graduação em GRC. Doutorando em controladoria, finanças e tecnologias de gestão, mestre em controladoria empresarial, especialista em estratégia e consultoria organizacional, graduado em administração. Adicionalmente, possui diversos cursos de educação continuada, entre eles: Enterprise Risk Management for Corporate Leaders em Harvard Business School (EUA). Foi um dos autores das publicações do IBGC: Guia de Gerenciamento de Risco (2017), Guia sobre Auditoria Interna (2018), Boas Práticas em ESG (2022), 6ª Edição do Código de Governança Corporativa (2023) e pela Saint Paul do livro Transformando as Três Linhas em Geração de Valor (2022).
Ricardo Turra (membro)
Graduado em Economia pela PUC-SP; certificado pelo IBGC em CCF; foi Diretor do IIA; Instrutor, palestrante e conferencista em diversos temas relacionados a governança tendo sido ouvido por milhares de profissionais ao longo dos anos de atuação. Professor na FIA em pós-graduação. Premiado como Top Profissional of the Year em Auditoria Interna, Risco e Compliance do Ano de 2020 pela International Association of Top Professionals (IAOTP) - NYC, EUA. Comprovada atuação em auditoria interna e externa, conformidade, riscos e controles internos, compliance, prevenção de fraudes e programas de melhoria de ética nos negócios. Vasta experiência em cargos executivos em multinacionais e conglomerados nacionais nos ramos de varejo, mineração, energia, siderurgia, agronegócio, cuidados com a saúde, autopeças e audio e vídeo, iluminação e produtos para a casa, com responsabilidade direta por operações de auditoria interna, riscos, compliance, controles, ética empresarial e governança, em vários países da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Ocupou posições de executivo principal em suas áreas de atuação no Brasil, e com responsabilidade pela América Latina, e nos Estados Unidos pela Philips Healthcare Global, na Philips; na Votorantim Industrial e Votorantim Cimentos e no Grupo BIG. Também atuou na Metal Leve em cargo de liderança na sua área de atuação. Iniciou sua trajetória na PwC, em SP. Possui experiência em fusões, aquisições e integração de empresas adquiridas, sendo diretamente responsável por vários negócios na América Latina e no exterior. Atuou como CFO, como Diretor Estatutário de empresas dos mais variados setores e em associações de classe. e como membro de Conselhos de Administração e em Comitês de Auditoria.