O Conselho Fiscal é um órgão colegiado, de caráter permanente, composto por três membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, com atribuição de fiscalizar os atos praticados pelos administradores, verificando o cumprimento dos deveres legais e estatutários destes, bem como de opinar sobre as demonstrações financeiras da companhia.

Regimento Interno do CF da Transpetro

Jeferson Gustavo Salerno (presidente do Conselho)

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Petrópolis; MBA em Finanças pela Fundação Getulio Vargas - FGV e pós-graduação em Formação em Contabilidade Gerencial/Custos pela Universidade Candido Mendes - Ucam.  Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente de Finanças/CRP (2018-2020); gerente geral de Finanças/CRP (2016-2018); gerente geral de Finanças/CPR (2012-2016); gerente geral de Finanças/COFIP (2008-2012); gerente de Finança/GCAIXA/PAGREG (2006-2008); coordenador (2005-2006); gerente setorial - Finanças/AOC/AO-MN (2004-2005) e gerente-REFAP/DF/Finanças (2002-2004).

Eduardo Damazio da Silva Rezende (conselheiro)

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho, com MBA em Gestão Contábil pela FIPECAFI-USP e pós-graduação Latu Sensu em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho. Possui grande experiência profissional na Petrobras e em sociedades do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente executivo Administrativo Financeiro da Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros; gerente setorial de Contabilidade para empresas do Abastecimento e Biocombustíveis, na Petrobras; gerente setorial para as empresas de Biocombustíveis, na Petrobras; coordenador dos Processos Contábeis dos Negócios de Biocombustíveis, na Petrobras; e coordenador das Atividades do Custeio da Produção, na Petrobras. Atuou como conselheiro Fiscal nas seguintes empresas: Petrobras Transporte S/A - Transpetro, Petrobras Distribuidora S/A e Guarani S/A. Fora do grupo Petrobras, atuou como analista contábil sênior na empresa Tele Norte Leste S.A. (Telemar, atual Oi), de maio/2001 a janeiro/2003; e analista contábil pleno, na empresa Sony Music, de julho/1997 a maio/2001.

Maria Betânia Gonçalves Xavier  (Conselheira e representante do Ministério da Economia)

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação e MBA em Gestão de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília e Estatística pela UnB. Auditora Federal de Finanças e Controle desde 1995 e Subsecretária de Assuntos Corporativos da Secretaria do Tesouro Nacional desde julho/2023. Foi Diretora de Administração da Emgea, responsável pela área jurídica, contratações, pessoal, logística e Tecnologia da Informação. Atuou como Coordenadora-Geral de Sistemas e Tecnologia da Informação do Tesouro Nacional por dez anos. Ainda na Secretaria do Tesouro Nacional foi Gerente de Planejamento, Modernização e Organização por quatro anos. Especialista do Fundo Monetário Internacional (FMI) tendo prestado assistência técnica em concepção, construção ou adequação de sistemas de gestão financeira em diversos países. Conselheira Fiscal há mais de 20 anos em diversas empresas com participação acionaria da União.

 

Suplentes

José Antônio de Souza Meireles

Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu e em Direito pela Faculdade Integrada da Bahia (FIB). Pós-graduado em Contabilidade Gerencial com Ênfase em Controladoria pela Universidade Federal da Bahia. MBA em Regulação do Petróleo e Gás Natural pela Fundação Cefet. Mestre em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (Escola de Direito de São Paulo - FGV/SP). Realizou curso de extensão em Contabilidade Avançada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensão em Gestão Tributária pela Fundação Visconde de Cairu. Possui grande experiência profissional na Petrobras, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente tributário de Relacionamento Externo Regiões Norte e Nordeste; gerente tributário de Relacionamento Externo Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; gerente setorial de Execução Tributária Estadual; gerente setorial de Orientação para Exploração e Produção, Serviços e Divulgação de Legislação Tributária; e consultor de Negócios. Exerceu os cargos de conselheiro fiscal nas seguintes empresas do grupo Petrobras: Petrobras Negócios Eletrônicos e Petrobras; Ibiritermo S/A; Bioóleo Industrial e Comercial Ltda.; Breitener Energética S/A; Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Atuou nas seguintes empresas antes de trabalhar na Petrobras: consultor tributário na FVC Consultoria e Serviços; professor universitário no Instituto Baiano de Ensino Superior; e supervisor na Fiducial Consultoria e Serviços Ltda.

 

Eduardo Seixas

Formado em Contabilidade pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e MBA em Gestão Contábil pela USP. Possui grande experiência profissional na Petrobras e em empresas do grupo, onde ocupa e/ou ocupou os seguintes cargos: gerente de Demonstrações Financeiras na Petrobras; gerente de Gestão Contábil de Parcerias na Petrobras (2008-2020); e gerente de Planejamento Contábil, na Petrobras (2007-2008).

Priscila de Souza Cavalcante de Castro (conselheira e representante do Ministério da Fazenda)

Graduada em Economia pelo Ceub, com especialização em Orçamento Público e MBA em gerenciamento da Dívida Pública pela FGV, é auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda desde dezembro de 1994. Possui grande experiência profissional na STN, tendo exercido diversos cargos de gerência de projeto, assessoria, gerente e coordenação na área responsável pelo controle da Dívida Pública Federal e na área de Assuntos Corporativos. Tem várias experiências em Conselho fiscal.