História da Fronape

Da criação da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), em 1950, à incorporação dos navios à então recém-criada Petrobras Transporte S.A - Transpetro, em 1998, foi uma longa caminhada. Essa história é marcada por diversos fatos que revolucionaram os rumos da história da marinha mercante brasileira.

Confira a linha do tempo com os principais acontecimentos do período.

2024

Criado o Programa TP 25.

2023

Incorporados os primeiros equipamentos do Plano de Descarbonização da Frota Transpetro.

2014

Criado o Centro Nacional de Acompanhamento de Navios (CNAN).

2010

 Recebimento dos navios:

- Celso Furtado (Produtos)
- João Cândido (Suezmax)
- Anita Garibaldi (Panamax)
- Oscar Niemeyer (Gaseiro)

2005

Assinados os primeiros contratos do Programa de Modernização da Frota da Transpetro (Promef).

2002

Primeiros navios aliviadores DP (Dynamic Positioning) incorporados à frota da Transpetro: Ataulfo Alves e Cartola.

1998

Os navios da Fronape foram incorporados à então recém-criada Petrobras Transporte S.A - Transpetro.

1978 a 1980

Mais quatro navios VLCCs (Very Large Crude Carrier) foram integrados à frota, porém construídos no Brasil.

1974

Foram incorporadas à frota embarcações que aumentaram a participação da Petrobras na importação do petróleo bruto.

1972

A Fronape passou a atuar no transporte de minérios e de produtos químicos.

1970

Foi determinada pela Presidência da República que a Fronape ampliasse sua área de atuação, do que mesmo modo que se procedia nos demais ramos de atividade da Petrobras.

1953

É assinada a Lei 2.004 que cria a Petrobras.  A Fronape passou a ter suas atividades orientadas para executar todo o transporte marítimo em cabotagem e participar do transporte de longo-curso nas importações e exportações, em apoio à política nacional do petróleo.

1950

Em 25 de abril é criada a Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), por meio do decreto nº 28.050. Oito meses após a sua criação, o decreto n° 29.006 definia as suas atribuições: fazer o transporte de petróleo e derivados no país ou no exterior, podendo realizar, ainda, armazenagem e comércio.