Relacionamento com a comunidade

Um dos principais focos da nossa Política de Responsabilidade Social e Ambiental é o diálogo permanente com as instituições e as comunidades das áreas influenciadas pelas nossas atividades.

Essa convivência está baseada nos seguintes princípios:

  • o reconhecimento da nossa responsabilidade com as populações vizinhas às nossas instalações e reforço das ações de relacionamento comunitário com essas populações;
  • a importância da participação da comunidade na preservação dessas instalações e do meio ambiente da região relacionada;
  • o desenvolvimento de ações de pertencimento local;
  • o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico das cidades onde exercemos atividades.

O relacionamento comunitário inclui ações de divulgação sobre as nossas atividades tanto no âmbito local como nacional, a promoção de eventos de integração da unidade operacional com a comunidade local e o apoio ou o patrocínio de projetos e ações voltados para a melhoria das condições de vida das populações.

Veja algumas ações realizadas junto aos nossos públicos de interesse:

De Olho no Duto leva teatro de rua e circo para comunidades

Selo Empresa Amiga da Criança

Um dos principais reconhecimentos à efetividade de nossas ações em benefício de crianças e adolescentes está completando dez anos. O selo Empresa Amiga da Criança, com o qual a Fundação Abrinq distingue as organizações com atuação de destaque na promoção e defesa dos direitos de meninos e meninas de 0 a 17 anos e 11 meses de idade, foi concedido à nossa empresa pela primeira vez em dezembro de 2009. De lá para cá, mantivemos o selo em todas as edições, em mais uma demonstração de nossa atuação socialmente responsável. Em 2019, a Fundação Abrinq reconheceu, pelo décimo ano seguido, a Transpetro como uma Empresa Amiga da Criança, confirmando a importância das ações desenvolvidas pela Companhia no ano de 2018 em favor da infância e da adolescência.

 Para fazer jus ao reconhecimento da Fundação Abrinq, uma das mais respeitadas instituições do país nessa área, as empresas devem cumprir dois compromissos principais: combater o trabalho infantil e realizar ações sociais em benefício do público-alvo do selo. O próprio cadastro no programa só é concedido após análise técnica minuciosa dos profissionais da fundação.

De Olho no Duto

Crianças e adolescentes são permanentemente contemplados nos principais convênios e patrocínios que firmamos para a realização de projetos voltados aos nossos diversos públicos de relacionamento. O De Olho no Duto, por exemplo, desenvolve ações socioculturais e de arte-educação nas comunidades vizinhas aos dutos operados pela companhia na Região Sudeste.

Cine Transpetro nas Comunidades

. Modalidade: Patrocínio
. Abrangência: 140 municípios de 18 estados brasileiros (Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
. Público: População vizinha à faixa de dutos.
. Objetivo: Levar produções audiovisuais a localidades carentes de cultura, além de estreitar o relacionamento com a população vizinha às faixas de dutos e divulgar o telefone 168, canal disponibilizado pela companhia para que a sociedade em geral reporte movimentação suspeita de terceiros em nossas faixas de dutos.

Em setembro de 2019, concluímos o primeiro ciclo de atividades do projeto. Nessa edição, batemos o recorde de público: 18 mil espectadores assistiram às 332 sessões gratuitas oferecidas em escolas públicas. Ao todo, 119 municípios de 13 estados foram contemplados. O próximo ciclo atenderá mais cinco estados: Pará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Projeto Tenda Itinerante V

. Modalidade: Patrocínio
. Abrangência: Osório, Tramandaí e Imbé - Rio Grande do Sul (RS).
. Público: 4º anos de escolas do entorno das instalações da Transpetro.
. Objetivo: incentiva a prática do lazer em todas as suas vertentes, em especial a do lazer como instrumento de educação, de inclusão e de desenvolvimento pessoal. Valoriza as escolas e as comunidades vizinhas ao terminal.

A Tenda Itinerante V dará continuidade as ações de educação ambiental, cidadania e desenvolvimento e comunicação com os públicos de interesse realizadas no Litoral Norte do Sul. O projeto tem dois eixos: no primeiro são realizadas 4 oficinas através de práticas educacionais, de empoderamento e geração de renda para grupos da comunidade de bairros adjacentes à Transpetro (empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, hortas urbanas e planejamento de negócios). O segundo eixo consiste na realização da Gincana da Sustentabilidade com os 4º anos de 13 escolas municipais do entorno das instalações de Imbé, Osório e Tramandaí, disseminando o conceito e atitudes relacionadas a sustentabilidade. Na edição deste ano o tema central será Inovação Social - Água, permeado por conteúdos relacionados aos projetos socioambientais da Transpetro e suas instalações no litoral Norte gaúcho.

Faixa Limpa

.Modalidade: Convênio
. Abrangência: 51 comunidades em 6 municípios de São Paulo próximos a malha Obati.
. Objetivo: Educação ambiental e coleta seletiva e descarte de lixo; mutirão de limpeza da faixa de dutos.

O Projeto Faixa Limpa tem como objetivo, por meio de ações de Educação Ambiental, a promoção de melhorias, preservação, educação e geração de renda, junto às comunidades estabelecidas ao longo da Faixa de Dutos da Transpetro Barueri-Utinga (Obati). Durante o período de três anos, até 2020, o projeto atenderá 51 comunidades situadas nos municípios de São Paulo, Barueri, Osasco, Taboão da Serra, São Bernardo, Diadema, Santo André e São Caetano do Sul.

Botos da Barra

. Modalidade: Convênio com a UFRS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

. Abrangência: Osório, Rio Grande do Sul (RS).

. Público: Pescadores e estudantes.

. Objetivo: Fortalecimento da pesca cooperativa e do pescador artesanal, proporcionando a sustentabilidade dessa prática e o monitoramento da população de golfinhos da barra do rio Tramandaí.

O projeto visa à divulgação do conhecimento científico sobre os botos da barra que vivem no Rio Tramandaí, no Rio Grande do Sul e a capacitação dos grupos sociais que utilizam a área, além da valorização do pescador artesanal e da pesca cooperativa.