logo

Transpetro vai impactar positivamente 64 municípios em todas as regiões do Brasil com o patrocínio de 28 projetos culturais e esportivos

ResultadoEdital_TPMovimentoDentro.jpg

A Transpetro divulgou, nesta terça-feira (8/10), o resultado do Programa Transpetro em Movimento, a primeira seleção pública para projetos culturais e esportivos da história da companhia. No total, foram contemplados 28 projetos com potencial de impactar positivamente cerca de 300 mil pessoas em 64 municípios de todas as regiões do país. Juntos, os contemplados receberão investimentos de até R$ 17 milhões financiados por meio da Lei Rouanet e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As iniciativas escolhidas têm como foco a promoção da educação, a geração de renda e o fortalecimento da cultura brasileira.  

O Programa Transpetro em Movimento recebeu, ao todo, 1.760 projetos, dos quais 377 são da área esportiva e 1.383, da área cultural. Entre os contemplados, 15 são iniciativas culturais e 13, esportivas, que serão executados em 19 estados e no Distrito Federal.  

Diversidade e inclusão são destaques dos projetos selecionados. Municípios do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, regiões historicamente menos favorecidas nesse tipo de iniciativa, receberão mais da metade das intervenções culturais e esportivas previstas. A maior parte das ações é direcionada a crianças e jovens, pessoas negras, LGTBQIAPN+, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. Os projetos culturais contemplam música, dança, teatro, circo, artesanato e patrimônio imaterial. Já os esportivos abrangem modalidades como futebol, vôlei, basquete, artes marciais, atletismo e surfe.

Conheça os projetos contemplados clicando aqui.

“Essa iniciativa materializa uma meta estabelecida no começo da minha gestão: ir aonde o Brasil precisar. E esse caminho não se resume apenas à logística, nossa expertise. Estamos retomando nosso protagonismo no desenvolvimento econômico e social, de forma democrática e com capilaridade, investindo em projetos incríveis que têm a cara do Brasil. Eles, com certeza, vão fomentar nossa cultura, promover aprendizado e trazer impactos positivos para a sociedade, nosso objetivo maior”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.  

As iniciativas beneficiadas foram submetidas a etapas de triagem administrativa, triagem técnica e avaliação por uma comissão mista de seleção com representantes dos ministérios da Cultura e do Esporte e da Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal. As comissões foram formadas por profissionais da Transpetro e consultores externos de reconhecida competência técnica e atuação no segmento cultural e esportivo.  

Segundo a gerente de Comunicação Empresarial e Imprensa da Transpetro, Lílian Rossetto, a seleção foi transparente e criteriosa. “O resultado do Programa Transpetro em Movimento marca um novo capítulo na história da Transpetro, reafirmando seu papel como agente de transformação social e parceiro estratégico no desenvolvimento do Brasil. Estamos investindo no futuro cultural e esportivo do país, promovendo a transformação social onde ela é mais necessária", afirmou. 

O Programa 

A seleção segue as regras da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e as diretrizes dos ministérios da Cultura e dos Esportes, com os quais a companhia firmou parceria. O primeiro edital com seleção pública da Transpetro foi lançado em 12 de junho, no dia do aniversário de 26 anos da companhia, e teve inscrições encerradas no dia 16 de julho.  

Os projetos estão enquadrados nas linhas de atuação “educação” e “patrimônio imaterial e preservação”, considerando como pilares os aspectos de brasilidade, diversidade, inclusão e abrangência. As ações devem contribuir para o alcance das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O programa inclui ainda três temas transversais que possibilitaram pontuação extra: Sustentabilidade, Direitos Humanos e Inovação. Além disso, também receberam pontuação adicional os projetos com execução prevista em regiões de interesse da Transpetro (dentro da área de atuação da companhia) ou que são destinados a públicos considerados prioritários (comunidades tradicionais, povos indígenas, pescadores, quilombolas, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, mulheres, crianças e negros).