"Equipe sempre disponível e resolutiva", "Parceria sólida e eficiente", "Excelência operacional nas operações de descarga" foram algumas das respostas que a Transpetro obteve na Pesquisa NPS 2025. Esse resultado confirma que as ações de melhoria implementadas nos últimos anos estão sendo percebidas pelos clientes. O dado consolidado atingiu NPS +11, representando um avanço em relação aos ciclos anteriores.
“O NPS contribui para o processo de melhoria contínua dos processos de minha área, trazendo a dimensão de percepção do cliente acerca dos impactos de nossas atividades. Assim, somos capazes de correlacionar aos ganhos de resultado, os avanços no relacionamento com o cliente, tornando a governança dos contratos mais transparente, conforme e fluida”, explicou o gerente de Movimentação, Medição e Qualidade, Alexandre Soares.
Segundo a gerente de Serviços Financeiros, Luciana Figueiredo, o valor do NPS é um importante instrumento de apoio à tomada de decisão, pois vai além do indicador numérico e permite compreender as reais percepções e expectativas dos clientes.
“Os feedbacks abertos são analisados de forma estruturada, identificando padrões, recorrências e causas raiz dos elogios e das insatisfações. A partir dessa análise, os temas são categorizados e transformados em insumos para planos de ação, priorizados conforme impacto no cliente e viabilidade de implementação”, explicou Luciana.
Entre as melhorias que contribuíram para esse resultado estão:
- Implantação do Portal do Cliente: mais autonomia e transparência
- Centralização do canal de atendimento: redução de ruídos e maior agilidade
- Evolução do Canal de Negócios: site mais intuitivo e funcional
- Melhoria dos SLAs: reforço na percepção de confiabilidade e eficiência
O posicionamento buscado é o avanço contínuo rumo à Zona de Qualidade, com foco na melhoria sustentada da experiência do cliente.