logo

Confira a participação da Transpetro na primeira semana da COP30

54919047387_65ea7a592b_o.jpgA primeira semana da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) foi especial para a Transpetro. Em Belém, no coração do centro histórico, a companhia participou ativamente das discussões sobre sustentabilidade e apresentou iniciativas que reforçam o compromisso com a transição energética e a preservação cultural. A Transpetro patrocinou a requalificação do espaço do Fórum Landi, que se tornou palco para experiências únicas durante o evento.

“Hoje é um daqueles dias especiais que ficam marcados em nossas memórias por muito tempo. É a primeira vez que patrocinamos um projeto de restauro. Fizemos essa escolha por entender que esse prédio de valor histórico inestimável é também um aparelho cultural de mobilização social vital para a cidade”, afirmou o presidente Sérgio Bacci, durante a cerimônia abertura das atividades no Fórum Landi.

A programação iniciou-se no dia 9/11, com a inauguração do Fórum Landi e da exposição “O Caminho da Energia”, que segue aberta ao público até 23/11. A mostra apresenta, de forma interativa, como as operações da companhia evoluem para serem mais seguras, eficientes e sustentáveis, além de exibir as imagens vencedoras do Concurso de Fotografia Limpa Brasil. Essa iniciativa está ligada ao Prêmio Limpa Brasil, entregue no dia 11/11, que reconhece as melhores fotos do Dia Mundial da Limpeza e contou com o patrocínio da Transpetro, reforçando o engajamento em ações de conscientização ambiental.

CRL09548.jpgAo longo da semana, a Transpetro promoveu mesas de debate sobre temas essenciais para o futuro do setor. O papel do relacionamento comunitário nas ações de sustentabilidade foi discutido no dia 11/11. Já os desafios da descarbonização das atividades operacionais foram debatidos em 14/11. Também houve sessões do Cine Transpetro, exibindo curtas que tratam de meio ambiente, cultura e sociedade.

Outro marco para a Transpetro foi receber, em 12/11, o Selo Diamante de Sustentabilidade, do Ministério de Portos e Aeroportos. O reconhecimento posiciona a companhia como referência em práticas ambientais, sociais e de governança (ASG). Essa distinção máxima garante benefícios estratégicos para futuros projetos e reforça a liderança no setor.

A atuação da Transpetro também incluiu visitas monitoradas e interação com comunidades locais, como Porto do Sal, Favela do Carmo e Beco do Carmo, fortalecendo laços e levando informação sobre sustentabilidade para quem vive na região. “Estar na COP30 com uma programação tão diversa e conectada à nossa estratégia é motivo de orgulho. Patrocinamos a revitalização do Fórum Landi e levamos cultura e conhecimento para a região Norte, reforçando a visibilidade da Transpetro e nossa reputação como empresa comprometida com o futuro sustentável”, destacou a gerente geral de Comunicação Empresarial, Lilian Rossetto.

COP30.jpg