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Transpetro constrói nove simuladores virtuais para treinamento de marítimos e fluviários

A Transpetro está construindo um Centro de Simuladores para treinamento de oficiais de Náutica e Máquinas e condutores fluviais na Academia Marítima Transpetro (AMT), no Centro do Rio de Janeiro. Os equipamentos, que reproduzem virtualmente os mecanismos de embarcações em alto-mar, portos e hidrovias, entrarão em operação ao long do segundo semestre de 2014. A ferramenta foi criada pela Companhia, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras. 

Segundo parágrafo, sugestão para ficar mais claro: Dos nove simuladores que serão inaugurados, sete recriam operações hidroviárias e marítimas. Além desses, um apresenta o passadiço de um navio (convés na parte superior da superestrutura da embarcação) e o último, a praça de Máquinas.  O Simulador Marítimo e Hidroviário (SMH), por exemplo, reproduz as manobras de transferência de petróleo entre embarcações em alto-mar. O programa é usado para treinamento dos oficiais responsáveis por conduzir os navios da Transpetro, que trazem para o continente o petróleo produzido pelas plataformas marítimas. 

Com o SMH é possível treinar situações enfrentadas durante procedimentos reais em diversas condições climáticas e oceânicas na costa brasileira. Os estudos virtuais podem ser feitos nos navios e plataformas, instalados na Bacia de Campos, e em monoboias – unidade flutuante presa ao fundo do mar, usada para carga e descarga de petróleo e derivados.

Também são reproduzidas várias opções de navios da frota da Transpetro, incluindo os que possuem tecnologia conhecida como posicionamento dinâmico (DP, sigla em inglês), encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O SMH podem também imitar manobras de atracação em portos como Pecém (CE), Suape (PE), Tubarão (ES) e Itaqui (MA).

O SMH também permite a operação virtual de barcaças. O objetivo é treinar condutores das 80 barcaças e 20 empurradores que vão transportar etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná. Essa nova frota, que formará 20 comboios hidroviários, está sendo construída pelo Estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP) - viabilizado pelas encomendas do Promef Hidrovia, vertente do Promef voltada para o modal hidroviário.

A ferramenta fluvial reúne todos os processos operacionais utilizados pelos condutores dos comboios. Permite ainda a reprodução das condições de navegabilidade da hidrovia em trechos com eclusas, pontes, curvas e bancos de areia.  Os dados experimentais dos modelos hidrodinâmicos foram obtidos com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.