No dia 27 de novembro, a Transpetro inaugurou o Espaço de Lazer e Socialização da comunidade Cais do Porto, em Fortaleza (CE). A entrega faz parte do Programa Faixa em Movimento, iniciativa voltada ao uso responsável da faixa de dutos e ao fortalecimento das relações com as comunidades próximas às instalações que a companhia opera.
O evento também marcou a assinatura do Projeto Escola Sustentável, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec). A proposta é implantar um modelo de autogestão de resíduos sólidos em três escolas públicas de tempo integral da região.
Programa Faixa em Movimento, no Cais do Porto
“A Transpetro acredita e apoia a cultura, o esporte e o lazer. O Espaço de Lazer e Socialização da Comunidade Cais do Porto está sendo entregue para promover integração, saúde e bem-estar aos moradores daqui e das comunidades vizinhas. Essa ação vai beneficiar diretamente mais de 900 pessoas. Aproveitem cada canto deste espaço e cuidem das novas instalações”. Com essas palavras, o presidente Sérgio Bacci iniciou a cerimônia.
A identidade do bairro tem forte ligação com o mar: reúne pescadores, estivadores e trabalhadores portuários e abriga o Porto de Fortaleza, o Terminal Marítimo de Passageiros Antônio Carlos Belchior, além de ter o Farol do Mucuripe como referência turística. A área está localizada ao lado da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), da Petrobras, que possui papel relevante no desenvolvimento econômico da região. A parceria entre as duas empresas incluirá a produção de um grafite no muro do espaço revitalizado, integrando-o ao Mural Servluz e destacando elementos da identidade, da cultura e da história local.
O projeto foi construído a partir de uma escuta ativa com moradores que identificou o desejo por um espaço iluminado, acessível e adequado para lazer, descanso, encontros e práticas culturais.
“A intervenção, além de restabelecer padrões de integridade operacional, teve como objetivo criar um ambiente seguro, acolhedor e funcional”, explicou a gerente de Responsabilidade Social, Livia Franco. A área encontrava-se degradada e sofria impactos como circulação irregular de veículos e vandalismo na sinalização, o que comprometia a segurança da faixa de dutos.
Projeto Escola Sustentável
Com investimento de R$ 967.102,50 e prazo de execução de 24 meses, a iniciativa integra educação ambiental, alimentação escolar e práticas sustentáveis como instrumentos de transformação social e pedagógica. O objetivo é reduzir em pelo menos 90% o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário e formar escolas referência em sustentabilidade, cidadania e inclusão.
“A parceria com o Nutec fortalece nossa atuação em educação ambiental e amplia o impacto social das nossas iniciativas. Ao investir nesse projeto, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento dos territórios e com a construção de futuros mais conscientes e inclusivos”, concluiu a gerente geral de Responsabilidade Social, Nadynni Silveira.