Começou nesta quarta (27/9) e vai até o dia 29/9 a XIX Jornada de Operadores de Terminais Marítimos Petroleiros e Monoboias (SLOM), a XIX Jornada SLOM, que acontece no Rio de Janeiro. O encontro, promovido pela Sociedade Latino-Americana de Operadores de Terminais Marítimos de Petróleo e Monoboias (SLOM), tem como objetivo compartilhar conhecimentos e boas práticas, que tornem as operações mais seguras, eficientes, limpas e competitivas. Na programação, diversas conferências, painéis e workshops, com participação de empregados da Transpetro e de outros especialistas do setor de toda a América Latina.
A companhia é patrocinadora do evento e conta com um estande com ativações. Lá, os visitantes podem utilizar um simulador náutico e fazer um tour virtual pelo Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL), com óculos de realidade virtual.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, participou da abertura do evento e transmitiu importantes informações em sua apresentação. Segundo ele, a Transpetro já começou a pré-qualificação para a escolha dos estaleiros que serão responsáveis pela construção de 25 navios que ampliarão sua frota própria. O edital para contratação está previsto para ser divulgado em janeiro de 2024. Trata-se do programa TP 25, que prevê a contratação de pelo menos 25 embarcações para cabotagem, está sendo desenvolvido em parceria com a Petrobras e deve atender prioritariamente à holding, contribuindo para reduzir seus custos de afretamento, e fortalecer o protagonismo da Transpetro na retomada da indústria naval brasileira.
“Enxergo essa companhia como um elemento de integração nacional. Não é à toa que a gente começou a usar a marca ‘a Transpetro vai aonde o Brasil precisar’”, disse Bacci. “Tenho como maior missão colocá-la na rota do crescimento. O país está crescendo, e a companhia vai crescer. Vamos estabelecer nosso papel estratégico no mundo marítimo”, afirmou o presidente.
Nessa direção, Bacci destacou que a companhia também está ampliando sua carteira de clientes para o mercado internacional. “Estamos fazendo visitas técnicas e próximos de assinar o primeiro memorando com o Suriname. Também já estamos conversando com a Guiana Francesa, para alavancar potenciais parcerias, aumentar competitividade e desenvolver nosso mercado. Vamos buscar outros países da América Latina, estamos abertos a novas possibilidades de levar nossa expertise a outros lugares”, acrescentou.
A Jornada SLOM acontece desde 2005, já passou por diversos países da América Latina e reúne empresas e profissionais do setor de terminais marítimos e monoboias, clientes, fornecedores, parceiros de negócio, instituições e órgãos do setor.