logo

Transpetro, Prefeitura de São Sebastião e Senai lançam iniciativa de qualificação profissional para a comunidade de São Sebastião

Transformar_site.jpgA Transpetro uniu esforços com a Prefeitura de São Sebastião (SP) e o Senai-São Paulo para a implantação de ações de qualificação profissional em prol da comunidade afetada pelas fortes chuvas há um ano naquela região. Por meio de cursos gratuitos de formação profissional, o programa Transformar, desenvolvido pela companhia, pretende dar melhores condições de empregabilidade para a população. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (26/2) no Terminal de São Sebastião (SP), o mesmo local onde os cursos serão ministrados.

O evento marcou ainda a inauguração do Centro de Treinamento da unidade e o início das quatro primeiras turmas para os cursos de caldeireiro e construtor de alvenaria que contemplam 56 alunos.

Ao todo serão ofertadas 400 vagas, distribuídas em 30 turmas, incluindo ainda cursos de soldador e pintor industrial. Todas as oportunidades de formação são elegíveis tanto para homens como para mulheres. A duração de cada curso é de dois meses e a conclusão de todas as turmas é prevista para maio de 2025.

"Uma das missões estratégicas da Transpetro é dar lucro sem jamais abrir mão do nosso papel social como estatal e devemos sempre colocar as pessoas em primeiro lugar. O lançamento hoje do Transformar demonstra que estamos no caminho certo", afirmou o presidente Sérgio Bacci.

Fernando Manoel Gonçalves, diretor da unidade do Senai em São José dos Campos, reconheceu a importância da cooperação com os parceiros para a realização de mais um projeto de formação profissional. “Agradeço a Transpetro e a todos os alunos que confiaram na experiência e competência do Senai”, destacou.

O vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, declarou que essa é mais uma etapa da reconstrução da cidade de São Sebastião e agradeceu a parceria com a Transpetro. “Administramos diariamente desafios para recuperar a economia e a empregabilidade por conta dos impactos da maior chuva da América Latina que caiu na região. O programa vem contribuir com esse contexto, para que o nosso cidadão possa ser alocado no mercado de trabalho”, disse.

O diretor de Dutos e Terminais, Marcio Guimarães, ressaltou todo apoio da Transpetro à população durante as chuvas, levando água e alimentos às comunidades, entre outras ações, e contou como surgiu o Transformar. “Durante a ocorrência conversamos com muitas pessoas e entendemos que deveríamos ir além do apoio emergencial. Por isso estamos aqui hoje. Por acreditar que o que muda a vida das pessoas é a educação”, salientou.

A gerente executiva de Operação de Dutos e Terminais do Sul, São Paulo e Centro-Oeste, Keurrie Cipriano, agradeceu a todos que se inscreveram e acreditaram em um projeto que devolve o protagonismo às pessoas que moram na região. “Estamos felizes também de termos muitas mulheres nas turmas e esse é um propósito nosso: termos cada vez mais diversidade na nossa companhia”, destacou Keurrie enfatizando ainda a importância da visão de ASG (Ambiental, Social e Governança) por parte dos fornecedores parceiros.

Com a palavra, os alunos do Transformar

A nova aluna de Caldeiraria, Cláudia Helena Rodrigues, moradora do bairro Topolândia, participará das formações junto com o marido Vicente Paulo da Silva Oliveira e a filha Nalanda Carolina Rodrigues Oliveira. “É um momento histórico, uma porta aberta. Acredito que será um divisor de águas na minha vida”, declarou.

“Tenho experiência na área industrial e esse novo curso vai me trazer mais conhecimento e oportunidades”, disse o marido da Cláudia. A jovem Nalanda, que se inscreveu seguindo o conselho da mãe, vê como uma oportunidade de vida melhor. “Fiquei emocionada com os depoimentos no evento hoje e estou animada”.

Estímulo à diversidade

O objetivo da parceria é fomentar a qualificação da mão de obra local e, também, estimular a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho. Para viabilizar a participação de alunas com filhos, o programa fornece subsídios para que essas mulheres possam participar da capacitação.

Além da creche oferecida pela prefeitura para a permanência dos filhos durante o período de aulas, a Transpetro também vai disponibilizar uma sala de apoio à lactação, que poderá ser usada pelas alunas durante o curso.

Programa Transformar

As ações de qualificação em São Sebastião fazem parte do programa Transformar, da Transpetro, que prevê diversas iniciativas em prol de comunidades em estado de vulnerabilidade vizinhas às instalações da companhia. Alicerçada em seu compromisso social, a companhia busca ser parte das soluções que geram bem-estar e melhores condições de vida para as pessoas.

O programa Transformar prevê diversas iniciativas em prol de comunidades em estado de vulnerabilidade vizinhas às instalações da companhia. Alicerçada em seu compromisso social, a companhia busca ser parte das soluções que geram bem-estar e melhores condições de vida para as pessoas.

Nos próximos meses, a Transpetro deve abrir mais turmas de qualificação profissional na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.