No dia 28 de dezembro é celebrado o Dia da Marinha Mercante Brasileira. O Brasil é um país indubitavelmente marítimo. E a frota da Transpetro é parte muito importante da Marinha Mercante Brasileira, atuando na segurança energética nacional. Por isso, a companhia parabeniza todos os homens e mulheres que conduzem seus navios por toda a costa do país e em diversos continentes, 24 horas por dia, sete dias por semana.
É fundamental, nessa data, enaltecer a importância da Marinha Mercante Brasileira para a sociedade, e o seu papel estratégico na economia nacional, gerando empregos e induzindo melhorias na infraestrutura e nos serviços portuários.
A Transpetro reitera os planos de fortalecimento do setor, com a previsão de incorporação de novos navios e novas tripulações à frota e a expansão da sua atuação. Além disso, também reforça o comprometimento com o processo de transição energética na indústria marítima, investindo em tecnologias que tornam a sua frota uma das mais verdes do mundo.
Como surgiu o Dia da Marinha Mercante
O Dia da Marinha Mercante foi instituído pelo Decreto nº 482, de 5 de janeiro de 1962. A data faz alusão ao nascimento de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, patrono da Marinha Mercante. O visconde nasceu no dia 28 de dezembro de 1813, em Arroio Grande (RS). Sua importante relação com o meio marítimo se deu após uma viagem à Inglaterra, quando já era um dos maiores empresários da história brasileira e pioneiro em diversos ramos.
Na sua volta ao Brasil, percebeu a grande capacidade de crescimento econômico do país pelas vias marítimas. Fez investimentos no setor marítimo do brasileiro, com destaque para o Estabelecimento da Fundição e Estaleiros Ponta da Areia, em 1846, em Niterói (RJ), conhecido atualmente como o Estaleiro Mauá.
Sua dedicação ao setor fez com que fosse escolhido como Patrono da Marinha Mercante Brasileira.