A Transpetro, em uma ação integrada com a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), da Petrobras, realizou uma operação inédita de transporte de nafta do Terminal Almirante Soares Dutra (Tedut), em Osório (RS), para uma unidade da Braskem, em Triunfo (RS), com utilização reduzida da tancagem da refinaria, permitindo uma logística de entrega mais contínua e com maior eficiência operacional.
A operação, que após sua conclusão transportou 100 mil m³ de nafta, foi permitida graças a um minucioso controle da capacidade de bombeamento dos oleodutos Oscan 16” II e Orsul 14”, associado ao monitoramento da disponibilidade das tancagens da Refap e do polo petroquímico da Braskem. A análise consiste em um trabalho integrado de inteligência logística, liderado pela Transpetro, envolvendo o seu Centro Nacional de Controle Operacional (CNCO), a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e a petroquímica Braskem.
O estudo prévio possibilitou que a operação utilizasse apenas um tanque da refinaria, durante um período mais curto. Em vez da necessidade de armazenar material para aguardar a disponibilidade dos dutos, a unidade atuou apenas como uma espécie de pulmão, transferindo material diretamente entre os oleodutos, que puderam operar simultaneamente, sempre mantendo altos padrões de segurança.
A visão integrada da infraestrutura de distribuição de petróleo e derivados por todo o território nacional e ferramentas como o CNCO dão à Transpetro a condição privilegiada para a implantação de novas soluções, reafirmando a condição da Companhia como principal provedora de soluções logísticas para o Sistema Petrobras.