logo

Ações de compliance promovem ambiente de integridade na Transpetro

Desdobradas do Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC) aplicado à Transpetro, as ações de compliance voltadas a garantir um ambiente de integridade na companhia somam mais de sete anos de existência. São medidas implementadas para assegurar que a empresa cumpra as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes, com vistas a prevenir, detectar e corrigir desvios e não conformidades, principalmente associadas às questões de ética e transparência.

Um trabalho conduzido pela Gerência de Conformidade, mas que envolve todos os empregados. “Como colaboradores da Transpetro, todos somos responsáveis pela manutenção de um ambiente de negócios íntegro, transparente e ético”, destaca a gerente da área, Carolina Soares.

Entre as ações promovidas no período, vale destacar que existem a própria criação de uma estruturas destinada especificasmente para cuidar tratar dos temas de Governança, Riscos, Controles Internos e Conformidade, que trabalham em articulação com outras áreas da companhia e da controladora. Dessa forma, a empresa otimizou esforços e minimizou riscos de integridade, como os de fraude e de corrupção.

Menção especial também para a implementação dos processos de Due Diligence, ferramenta que visa avaliar os potenciais riscos de integridade da companhia nos seus relacionamentos comerciais, com base na avaliação do histórico e das práticas de combate à corrupção dos nossos fornecedores e clientes, e de Background Check de Integridade, instrumento de suporte ao gestor na tomada de decisão ao fornecer informações sobre integridade de candidatos a assumir funções.

Outra ação importante foi a revisão do Sistema de Consequências de empregados, da Alta Administração e do Conselho Fiscal, que define e orienta as relações entre a companhia e sua liderança, estabelecendo consequências quando não observadas as obrigações decorrentes de tais relações. Soma-se a isso a avaliação de riscos de fraude e corrupção, a estruturação do processo de procedimentos investigativos de incidentes de conformidade, o aprimoramento do Código de Conduta Ética e os treinamentos periódicos disponibilizados para os empregados sobre o tema.