Nossa companhia se tornou signatária do Movimento Mente em Foco, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção da saúde mental no ambiente corporativo. A adesão ao movimento foi realizada no dia 13/6 pelo nosso presidente Sérgio Bacci e reflete nosso alinhamento com a Agenda 2030, especificamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar.
“O ativo mais importante da Transpetro é o conjunto dos seus trabalhadores e trabalhadoras. Queremos contribuir para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e a construção de uma sociedade mais equilibrada e produtiva. O cuidado com as pessoas é um valor inegociável para nós", disse o presidente Bacci durante o evento, na presença de representantes do Pacto Global, da Transpetro e da Petrobras – que na oportunidade se tornou embaixadora do Movimento Mente em Foco.
Segundo o gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), Raildo Viana, a iniciativa reafirma o compromisso público da companhia com o seu principal ativo: as pessoas. “Essa ação traz para o centro das nossas decisões a pauta da saúde mental, estimulando a discussão sobre o tema, estabelecendo ações concretas e de suporte a fim de contribuir para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis. Agradecemos a todas as equipes que participaram desse projeto tão importante para a Transpetro ", ressaltou.
Movimento Mente em Foco
O Movimento Mente em Foco visa criar condições para que as empresas desenvolvam programas e práticas que melhorem o bem-estar psicológico de seus empregados a partir de ações de prevenção, suporte psicológico e promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo. A iniciativa busca tratar a saúde mental como um tema perene e tem a ambição de chegar em 2030 com 1.000 empresas com programas estruturantes de saúde mental, impactando 10 milhões de trabalhadores.
Ao se tornar signatária, a Transpetro assume seis compromissos: ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento; oferecer orientação e manejo de crises; garantir a avaliação permanente dos colaboradores; manter gestores engajados e capacitados em relação ao tema; criar um programa antiestigma; e promover ações de incentivo à saúde mental, com campanhas e iniciativas, a partir de demandas identificadas.
“Este é um compromisso focado não só na força de trabalho da companhia, mas também em toda a sociedade. É um acordo firmado com a valorização da vida”, afirmou a gerente geral de Saúde, Marcele Pires.