A segunda semana da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), realizada em Belém (PA), consolidou a presença da Transpetro como protagonista nas discussões sobre futuro sustentável. No Fórum Landi, espaço revitalizado com nosso patrocínio no centro histórico da cidade, promovemos experiências que conectaram inovação, cultura e responsabilidade socioambiental.
A programação trouxe debates estratégicos que reforçam nossa atuação alinhada à agenda global de descarbonização. No dia 14/11, realizamos a mesa “Transição Energética na Indústria: Descarbonizando atividades operacionais”, reunindo especialistas do setor para discutir soluções que acelerem a redução das emissões e fortaleçam práticas sustentáveis na logística energética. No dia 19/11, promovemos a mesa “Como alinhar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ao planejamento estratégico e à cultura organizacional e os desafios para estabelecer indicadores e métricas para mensurar contribuição real.”
Além das iniciativas no Fórum Landi, participamos de dois painéis a convite da Confederação Nacional do Transporte (CNT), na Green Zone, espaço aberto ao público, com programação promovida por organizações da sociedade civil, setor privado, universidades e outros atores não governamentais.
No dia 17/11, integramos o painel “Portos NET Zero: desafios e caminhos para a descarbonização do Brasil”, com diálogos sobre as ferramentas a serem implementadas para que portos e navios possam reduzir as emissões de gases do efeito estufa. No dia seguinte, participamos do painel “A inovação como indutora da transição energética”, demonstrando a aplicação das nossas tecnologias com vistas mudança na matriz energética brasileira dos próximos anos.
No Forum Landi, também seguimos com a exposição “O Caminho da Energia”, que apresentou, de forma interativa, a evolução das nossas operações para maior eficiência e segurança, além de exibir as imagens vencedoras do “Concurso de Fotografia Limpa Brasil”. As sessões do Cine Transpetro continuaram com filmes de curta- metragem sobre meio ambiente, cultura e sociedade.
Durante os dias da realização da COP, o Fórum Landi recebeu mais de 1.700 pessoas, que visitaram a exposição, assistiram às sessões do Cine Transpetro e participaram dos ciclos de palestras.
A atuação da Transpetro na COP30 reafirma o compromisso da companhia com um futuro mais sustentável, fortalecendo laços com comunidades locais e parceiros estratégicos.





