logo

Dia do 168 celebra a segurança na faixa de dutos

 

Para lembrar o Dia de Segurança na Faixa de Dutos, criamos, há quatro anos, o Dia do 168, em 16 de agosto. A data divulga o telefone 168, canal de contato direto com a população para o recebimento de informações sobre ações não autorizadas em dutos.

 

Neste ano, há um fato a mais para comemorar: a redução de furtos em dutos operados pela companhia no país. No primeiro semestre, foram 66 ocorrências, número 43% inferior ao do mesmo período do ano passado, com 116 casos. A colaboração da população e a parceria com órgãos públicos foram fundamentais para a obtenção desses resultados.

 

Em busca de um engajamento cada vez maior dos moradores do entorno das faixas, realizamos uma série de ações simultâneas em várias comunidades. A maior delas é o 168 em Cores, que consiste na pintura de painéis em grafite em 18 muros de 17 localidades onde a Transpetro atua - 13 delas no estado de São Paulo e quatro, no Rio de Janeiro. Tudo feito por artistas locais com base em desenhos alusivos ao tema. Dessa forma, utilizamos o poder transformador da arte para dialogar com os moradores do entorno, levando a conscientização sobre os riscos que as tentativas de furtos em dutos podem trazer.

 

Com o cenário de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, grande parte das atividades de relacionamento do Dia do 168 ocorrerá por meio digital. Estão previstos envios de mensagens via WhatsApp para os moradores das comunidades do entorno das faixas; publicação de posts nas mídias sociais da Petrobras (Facebook, Twitter e Instagram) e na página do 168 no Facebook (https://lnkd.in/e6gWT2u); e publicação de um vídeo lúdico do jogo Ludo na faixa de dutos, criado para explicar a importância dos dutos e o que é permitido fazer nas áreas por onde eles passam.

 

O Dia do 168 é uma ação que integra um pacote de atividades que rendem bons frutos. Um dos exemplos é a parceria da Transpetro com a Petrobras, que idealizou, neste ano, o Projeto Comunidade Segura, apoiado pelo Programa Petrobras Socioambiental. Conduzido com a expertise da instituição Luta pela Paz, a iniciativa pretende beneficiar, até 2023, cerca de 4 mil pessoas em regiões por onde passam os dutos operados pela Transpetro nas comunidades de Mar Vermelho e Savoyzinho, em São Paulo (SP), e Jardim Centenário e Parque São Miguel, em Guarulhos (SP). O projeto traz um conjunto de ações educativas com moradores para preservação da integridade dos dutos e a ocupação organizada dessas regiões, incluindo mentoria de empregabilidade para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho.

 

Todas essas atividades fazem parte do Programa Integrado Petrobras de Proteção de Dutos (Pró-Dutos). Além do relacionamento com as comunidades vizinhas à rede de dutos, o programa prevê diversas outras frentes no combate, redução e mitigação de riscos relacionados aos furtos nos dutos. São ações multidisciplinares em seis áreas: inteligência, legislação, responsabilidade social, comunicação, tecnologia de operação e de contingência – todas elas desenvolvidas em uma atuação colaborativa com as forças públicas de inteligência e segurança dos estados e do Governo Federal.

 

Além do número 168, o contato com a Transpetro pode ser realizado por WhatsApp, pelo número (21) 999920-168, caso seja notada qualquer movimentação suspeita próxima aos dutos. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.