logo

Dia do 168 leva cultura, esporte e prestação de serviço a comunidades de todas as regiões do país

Atividades esportivas, culturais e de prestação de serviço à população marcaram o Dia de Segurança na Faixa de Dutos, o Dia do 168, nesta sexta-feira (16/08), em 15 municípios de nove estados, contemplando todas as regiões do país. Voltadas a moradores vizinhos às nossas faixas de dutos, a associações de pescadores e agricultores, a alunos e professores de escolas da rede pública, entre outros públicos de relacionamento da companhia, as ações cumpriram o objetivo de reforçar a importância da participação de todos no combate ao furto de combustível nos dutos que operamos.

O presidente Sérgio Bacci participou das atividades promovidas pela companhia nos municípios de Madre de Deus e São Francisco do Conde, ambos na Bahia. A primeira parada foi na Escola Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho, em que assistiu à emocionante apresentação do grupo de teatro da instituição de ensino e deu o pontapé inicial no torneio de futebol. Entre as atrações do evento, houve ainda a exibição de vídeo sobre segurança na faixa em óculos 3D, palestras sobre segurança, além de grupos de dança e fanfarra.

“O evento tem por objetivo reforçar a divulgação do nosso número de emergência, o 168. Precisamos que a população nos avise sobre qualquer interferência de terceiros nos nossos dutos para que possamos atuar no combate às derivações clandestinas. Aqui na Bahia estamos promovendo vários eventos para esclarecer e ajudar as comunidades, porque esse é o papel das empresas estatais”, afirmou o presidente.

Bacci também entregou a premiação aos vencedores da Corrida de Canoa à Vela, cuja chegada ocorreu na Praia de Marezinha, em Madre de Deus, e acompanhou o trabalho desenvolvido pela companhia, em conjunto com a Secretaria de Saúde do município, no Circuito 168/Saúde, que levou aos moradores do bairro de Quitéria Velha serviços como verificação da pressão arterial e do nível de glicose no sangue, aplicação de vários tipos de vacina, entre outros.

Compartilhando Saberes

Em Jequié (BA), na área de influência do Oleoduto Recôncavo Sul da Bahia (Orsub), realizamos ainda o projeto Compartilhando Saberes, com atividades lúdicas, palestras, campeonato de maquetes, gincanas, esquete teatral, sessão de cinema e contação de histórias na Escola Municipal Haroldo Lima, que fica na comunidade de Japumirim.

No Espírito Santo, o Dia do 168 reuniu alunos da Escola EMPEIPEF Areal, localizada na comunidade indígena de Areal, no município de Linhares. O projeto Compartilhando Saberes levou de forma lúdica atividades de conscientização sobre a convivência segura com a faixa de dutos.

Inauguramos ainda, no Município de Paraibuna (SP), o Programa Ecoteca, voltado a despertar e ampliar em crianças e adolescentes o hábito e o prazer da leitura, utilizando para isso obras literárias com temática de educação ambiental. A EMEIF Professor Geraldo Martins dos Santos, na Comunidade Espírito Santo, foi a primeira a receber os benefícios do projeto criado pela companhia.  

Em Uberlândia (MG), o Projeto DivertidaFaixa levou informações sobre segurança na faixa de dutos e mensagens sobre sustentabilidade aos alunos da Escola Municipal Freitas Azevedo, da Comunidade: Morada Nova. A comunidade Parque Estrela D´Alva, de Santo Antônio do Descoberto (GO), recebeu o Projeto 168 em Cores, que consiste na pintura de muros com tema relacionado à segurança dos dutos. Houve ainda apresentação de karatê, em parceria com Instituto Getsemani, e tenda com informações sobre cuidados na faixa de dutos.

Em Arthur Nogueira (SP), promovemos projeto de contação de histórias nas escolas locais e exibição de vídeo sobre a faixa de dutos, em parceria com a Secretaria de Educação. Realizamos também o Projeto 168 em Cores em muro da Escola Osni José de Souza, na comunidade de São João dos Pinheiros.

Prestação de serviço

No Rio de Janeiro, a comunidade de Leandros, em Itaguaí (RJ), recebeu o Circuito 168, uma série de atividades em parceria com a prefeitura e com os projetos sociais apoiados pela Transpetro. No campo de futebol que margeia nossa faixa de dutos, foram montadas tendas onde os moradores tiveram atendimento jurídico, solicitaram a emissão de documentos e receberam informações sobre a preservação da faixa de dutos.

O evento do 168 começou com a apresentação da banda da comunidade de Leandros. Em seguida, foi a vez da Copa Transpetro de Futebol, com a participação de jogadores do Projeto Craque do Amanhã, patrocinado pela companhia, que utiliza o futebol como ferramenta de inclusão social, preparando crianças e adolescentes para o mercado de trabalho.  

No município de Coari (AM), as comunidades Terra Vermelha, Nossa Senhora de Nazaré da Ilhinha e Matupiri receberam também o Circuito 168. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram atendimento médico e ofereceram testes rápidos de HIV e gravidez, aplicaram vacinas e entregaram preservativos. O Senac cuidou dos serviços de corte de cabelo, massagem e depilação. Houve ainda serviços de designer em sobrancelha e de manicure e apresentação teatral, com a participação da personagem “tia Letícia do 168”.

Atividades lúdicas

Na Região Sul, reunimos os projetos Circuito 168 e 168 em Cores. Em Tramandaí (RS), a programação desenvolvida na comunidade de São Francisco contou com palestra sobre equipamentos de proteção individual (EPIs), oficinas de meio ambiente e de saúde, atividades orientadas por Secretarias Municipais (Trânsito, Meio Ambiente, Saúde e Turismo), aula experimental de jiu-jitsu e oficina de artesanato com as arteiras do município de Osório, além da pintura de muro (grafite).

Em Joinville, na Comunidade Anaburgo, oferecemos serviços de corte de cabelo, dicas de nutrição e saúde, aferição de pressão arterial e teste de glicose, além da pintura de muro (grafite). Realizamos também demonstração de procedimentos no atendimento à explosão ou vazamento na faixa de dutos e uma sessão do Cine Transpetro.

Mobilização envolveu comunidades desde o início da semana

O Dia do 168 mobilizou as comunidades desde o início da semana. No dia 12, os moradores de Miguel Pereira (RJ) receberam o Circuito 168, que reúne ações recreativas, culturais e prestação de serviço na divulgação do nosso telefone de emergência.  

No dia seguinte, levamos o Projeto Compartilhando Saberes à Escola Estadual Doutor Francisco Brasiliense Fusco, em Jardim das Palmas (SP). Crianças e adolescentes foram orientados sobre a importância da participação deles na preservação das faixas de dutos com direito a teatro de fantoches. Promovemos também a Copa Transpetro de Futebol, na Comunidade Vila Ayrosa, no Município de Osasco (SP).

No dia 14, o Circuito 168 foi realizado no município de Macaé (RJ), com apresentação de capoeira, ações de saúde para a comunidade e disputa de dança do passinho, entre outras atividades.

Na quinta-feira (15), organizamos um encontro com interferentes no Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic). A atividade contou com a participação de órgãos de emergência, interferentes e empresas do Polo Petroquímico de Camaçari.

Rio Grande do Sul

2024821152557_FOTO CORRETA.png

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Coari - AM

Espírito Santo

SP