A Comunidade Leandro, em Itaguaí (RJ), agora, conta com um espaço para lazer, esporte e convivência. Com 6.800 m², a área foi construída pela Transpetro sobre a faixa de dutos da companhia e entregue aos moradores da região nesta quarta-feira (9/7). A iniciativa beneficia diretamente 1.628 pessoas e reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e o uso responsável das áreas operadas.
Um ano após a assinatura do projeto Cultura na Faixa, a Transpetro retorna ao município para entregar um campo de futebol, uma quadra de areia, uma pista de caminhada, equipamentos para a prática de atividades físicas e um playground. O projeto foi desenvolvido a partir de escuta ativa com os moradores e realizado em parceria com a Prefeitura de Itaguaí.
"Essa é a segunda iniciativa de responsabilidade social da nossa gestão em Itaguaí e a sétima que implantamos no país, em 2025. Não somos uma empresa que pensa apenas em seus ativos. Pensamos e cuidamos das pessoas, dos nossos empregados e das comunidades do entorno das nossas operações”, destacou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
A gerente geral de Responsabilidade Social, Nadynni Soeiro, reforçou a importância da escuta ativa: “Esse espaço é resultado de um diálogo transparente e respeitoso com a comunidade. Ouvimos, atentamente, o que os moradores consideravam importante para o bem-estar coletivo e, a partir disso, construímos uma área que é, ao mesmo tempo, segura, funcional e acolhedora. Mais do que uma obra, é um símbolo de parceria e confiança mútua.”
O novo espaço foi celebrado pelo líder comunitário Leonardo Silva: “Essa área é uma conquista para todos nós. É o único entretenimento que existe para as crianças daqui.
Agradecemos à Transpetro por ouvir e considerar a nossa voz. Certamente, mais de 200 meninas e meninos irão aproveitar essa construção.”
A iniciativa integra o plano nacional de responsabilidade social da companhia. A previsão é de se construir cerca de 70 novas áreas de socialização e hortas comunitárias até 2027, impactando mais de 260 mil pessoas. O investimento total em projetos sociais será superior a R$ 30 milhões em todo o Brasil.



