logo

Em Rio Grande (RS), Bacci se reúne com gestores de estaleiros e participa de ações parlamentares em defesa da indústria naval

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, esteve em Rio Grande (RS) nesta segunda-feira (29) e debateu com o setor empresarial e parlamentares ações para retomar as contratações de embarcações em estaleiros da região Sul do Rio Grande do Sul. Nas conversas, o executivo destacou que a companhia retomará a ampliação da frota própria, mas que isso será feito com muita responsabilidade e “não será a qualquer preço e em qualquer prazo”.

Pela manhã, no Porto do Rio Grande, Bacci, ao lado do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, conheceu o planejamento estratégico de crescimento do porto e, também, dos estaleiros Rio Grande e EBR. As perspectivas apresentadas foram positivas e indicam que o ecossistema local está preparado para atender a novos pedidos da Petrobras e da Transpetro.

Bacci também participou de um almoço com empresários da região na Câmara de Comércio de Rio Grande, onde a Petrobras anunciou um investimento na Refinaria de Petróleo Riograndense, em parceria com a Braskem e o Grupo Ultra, para iniciar testes de biorefino na planta.  
 
Em entrevista aos jornalistas após o evento, Bacci afirmou que a Transpetro vai retomar as contratações de navios, mas que esses investimentos serão feitos “com responsabilidade para que eles sejam de longo prazo e perenes, para que a indústria naval se recupere efetivamente e gere empregos”.  

FRENTE PARLAMENTAR

Bacci também participou de solenidade na Câmara de Vereadores de Rio Grande, onde foi criada a Comissão Especial pela Retomada do Polo Naval da Câmara Municipal. A iniciativa pretende mobilizar empresas e o poder público para criar as condições necessárias para reativação do setor na cidade, que, em 2014, chegou a ter 24 mil pessoas empregadas diretamente na construção de embarcações.  

Também foi lançada na cidade a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 “Tenho certeza que com a ajuda das frentes parlamentares e outras mobilizações no Legislativo vamos ganhar musculatura para vencer o debate sobre a retomada da indústria naval no país”, afirmou Bacci.