A segurança da navegação marítima, o impacto das indústrias marítimas no comércio mundial e a proteção do ambiente marinho são as pautas trazidas à discussão no Dia Marítimo Mundial, celebrado em 28/9, promovido pela Organização Marítima Internacional (IMO). Este ano, o tema em destaque é a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL). A data visa ainda promover um maior diálogo sobre o trabalho realizado pela IMO e sobre a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), como energia acessível e limpa; indústria, inovação e infraestrutura; ação climática e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos; e a importância de parcerias e implementação para atingir esses objetivos.
Na Transpetro, utilizamos tecnologias que tornam a nossa frota uma das mais verdes do mundo. A companhia aplica nos navios tinta com alta tecnologia que evita a incrustação no casco, o que impacta a redução do consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Também usamos apêndice ao casco para melhorar a hidrodinâmica da navegação e reduzir consumo e emissões, entre outras ações.
A companhia também apoia o ecossistema marítimo patrocinando ações como a Regata alusiva ao Dia Marítimo Mundial, na Baía do Guarujá, em Belém do Pará, promovida pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) no dia 30 de setembro.