Diversas ações nas unidades da Transpetro, de Norte a Sul do País, marcaram, este ano, o Natal Solidário da companhia. A Sede, no Rio de Janeiro, inovou, ao arrecadar, pela primeira vez, somente material escolar. Foram cerca de 15 mil itens, que vão beneficiar crianças e jovens de três instituições da capital fluminense: Fundação São Martinho, Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa e Creche Escola Lar Cantinho Feliz.
"A força de trabalho da Sede surpreendeu mais uma vez, com uma grande quantidade de doações. E como arrecadamos somente material escolar neste Natal, podemos atender às necessidades das crianças de maneira mais eficiente", afirmou o gerente de Responsabilidade Social da Transpetro, Claudio Negrão.
As iniciativas e presentes variaram em todo o País. No Terminal de São Sebastião, em São Paulo, cestas básicas e panetones foram entregues às famílias que integram a Cooperativa de Sucata da cidade. Os cooperativados estão impedidos de trabalhar desde setembro, quando um incêndio atingiu o galpão da entidade. Em outra atividade, o coral do terminal se apresentou para os idosos do Lar Vicentino de São Sebastião.
No Amazonas, a força de trabalho das unidades do estado se integrou a um mutirão promovido pela prefeitura de Coari em favor da comunidade indígena de Cajuhiri-Atravessado. Além disso, houve o tradicional lanche, com kits escolares e brinquedos doados à comunidade pelos colaboradores da Transpetro. Em outra iniciativa, os empregados da Gerência dos Terminais Aquaviários do Norte, em Manaus, arrecadaram doações para os internados na Casa do Idoso São Vicente de Paulo.
Em Belém, 107 presentes foram entregues à creche Revoar das Andorinhas, localizada nas proximidades do terminal da Transpetro. No Espírito Santo, crianças de seis comunidades na área de influência dos Terminais Norte Capixaba, Barra do Riacho e da faixa de dutos local foram presenteadas com 350 brinquedos.
As crianças da Creche Cristo Reis, da comunidade de Madre de Deus (Bahia), receberam 80 brinquedos da força de trabalho do terminal local. Já as equipes do Terminal de Santos ofereceram 365 sacolas com presentes para seis entidades beneficentes da cidade e também da vizinha Guarujá (foto).
Em São Francisco do Sul (Santa Catarina), a força de trabalho do terminal ofertou fraldas geriátricas, panetones e brinquedos para as crianças Já os alunos - de 2 a 15 anos - de uma escola próxima ao Terminal de São Luís (Maranhão) ganharam 136 presentes e retribuíram as doações com uma carinhosa apresentação musical.