Além do transporte de petróleo e derivados que ajudam a movimentar a economia nacional, os navios da Transpetro também assumiram um importante e estratégico papel na exploração e na produção. Os navios Diva, Dylia, Nara, Neusa, Nilza, Norma e Maísa estão abastecendo com óleo diesel marítimo as plataformas da Petrobras e as embarcações de apoio marítimo que as atendem nas bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.
Com capacidade de armazenar 18 mil m³, cada navio-tanque atende uma média de 25 embarcações de apoio marítimo a cada viagem, garantindo à Petrobras maior eficiência e redução de custos. Juntos, os sete navios movimentaram cerca de 1,6 milhão de toneladas no último ano, proporcionando significativa redução de horas de deslocamentos das embarcações de apoio, bem como de recursos que seriam gastos nas operações.
A medida foi adotada em decisão conjunta entre Transpetro e Petrobras, após a constatação do progressivo aumento das atividades offshore e o consequente desafio logístico de otimizar o suprimento do diesel marítimo, vital para as embarcações de apoio e para as plataformas.
Os navios-tanque passaram a atuar como centrais de distribuição, evitando que as embarcações precisassem percorrer longas distâncias até os terminais para fazer o reabastecimento.
Após realizarem o carregamento do combustível nos terminais de Santos, Angra dos Reis e da Baía de Guanabara (TABG), os navios seguem para os campos de exploração, ficando à disposição para reabastecer as outras embarcações.