logo

Navios da Transpetro recebem novos praticantes

Termina no final do próximo mês o embarque de 150 novos praticantes a oficias de Náutica e Máquinas nos navios da Transpetro. Os aspirantes, que iniciaram o treinamento a bordo em janeiro deste ano, vão aprender na prática como é o dia a dia em um navio petroleiro.

A etapa faz parte do processo de seleção para 2º Oficial de Marinha Mercante, que é composto por prova classificatória, após período de curso, embarque em navio de guerra e a praticagem. De acordo com o resultado da avaliação do treinamento, eles passam por exame médico admissional e ingressam como oficiais na frota da Transpetro.

Antes do embarque, no entanto, os futuros oficiais passam por um período de ambientação onde tem a oportunidade de conhecer mais de perto as atividades da Transpetro, sua política e remuneração e benefícios, o plano de previdência privada, as diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, além das normas e procedimentos utilizados na frota.

Os oficias tem, ainda, a possibilidade de ascensão na carreira, chegando a Capitão-de-Longo-Curso, para os oficiais de Náutica, e a Oficial Superior de Máquinas, para os oficiais de Máquina. A promoção é conquistada por tempo de serviço aliado a cursos específicos com tempos delimitados para cada função pretendida.

Os praticantes são alunos aprovados nos cursos de graduação em ciências náuticas promovidos pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e pelo Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. Os centros preparam os futuros oficiais para atender ao mercado de trabalho da Marinha Mercante mundial e para o processo seletivo da Transpetro.  A última prova foi aplicada para a companhia em 18 de outubro de 2008. Concorreram 223 candidatos.