Recebemos o reconhecimento do Prêmio Portos + Brasil por nossos resultados na área de gestão portuária. A terceira colocação obtida na categoria Crescimento de Movimentação/Terminais de Uso Privativo - Granel Líquido é decorrente do crescimento de 73,5% na movimentação dos Terminais de Ilha Comprida e Ilha Redonda (RJ), em 2020, na comparação com 2019.
Promovida pelo Governo Federal, essa premiação reconhece os portos e terminais com melhor desempenho em gestão e estimula a excelência na administração portuária. A Transpetro é integrante da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).
Os Terminais da Ilha Redonda e da Ilha Comprida atendem à logística de gás liquefeito de petróleo (GLP) no estado do Rio de Janeiro. Conectados à Refinaria Duque de Caxias (Reduc) por dois dutos bidirecionais, eles podem transportar até 660 m³ de produto por hora. A Ilha Redonda tem capacidade de armazenar 44,8 mil m³ de GLP em três tanques refrigerados e duas esferas para GLP pressurizado. O terminal pode refrigerar cerca de 160 m³ de GLP por hora.
TRBA
A Petrobras foi a vencedora na mesma categoria pela gestão realizada no Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito da Bahia (TRBA). A controladora realiza a gestão do ativo, enquanto a Transpetro mantém o terminal em perfeitas condições de funcionamento por meio da prestação de serviços de operação e manutenção.
Para otimizar a performance operacional dos terminais de regaseificação de GNL, superamos importantes indicadores de desempenho definidos pela Petrobras. No Índice de Disponibilidade Operacional, por exemplo, o TRBA acumulou de janeiro a julho deste ano a marca de 99,94%. Esse número é 3% superior à meta de 97% estabelecida pela controladora.
Concedido pelo Ministério da Infraestrutura, o Prêmio Portos + Brasil reconhece as melhores práticas adotadas pelos portos públicos e privados do país e os profissionais responsáveis por essas iniciativas.