A Transpetro conta com duas novas estações de carregamento rodoviário (ECR) dentro da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Temos agora uma base de carregamento de benzeno, que contribui com a entrega de insumos para a indústria petroquímica, e outra de Diesel RX, novo produto da Petrobras com parte de seu conteúdo renovável. Nosso presidente Sérgio Bacci visitou as novas unidades no dia 22 de dezembro e conversou com a força de trabalho local.
“Quero parabenizar todos os trabalhadores e trabalhadoras de nossa equipe que atuaram arduamente para tornar este projeto possível. As novas instalações ampliam para 22 o número total de bases rodoviárias no nosso portifólio. Esse número reflete nosso compromisso em oferecer soluções logísticas aos nossos clientes e atender às crescentes demandas do mercado, contribuindo para o escoamento eficiente de produtos e o desenvolvimento nacional”, ressaltou Bacci.
Além de respondermos pela operação das bases, dessa vez, de forma inédita, fomos responsáveis por todo o projeto, desde a parte conceitual, passando pela construção até a implantação. No pico das obras, foram envolvidas direta e indiretamente cem pessoas – o dobro de um projeto com prazo regular. Isso possibilitou que as ECRs ficassem prontas em cerca de seis meses, quando normalmente levam-se de dois a três anos para a conclusão.
Além das duas bases, foi necessário construir também uma Unidade de Recuperação de Vapor (URV). Apesar de essas três construções ocorrerem em tempo recorde e em paralelo, não houve nenhum registro de ocorrência de SMS. O prazo mais curto atendeu à necessidade da Petrobras, nosso maior cliente.
“Nossa equipe própria aceitou o desafio, assumiu o projeto e conseguiu executar a obra dessas bases em um prazo impressionante. Fazer isso com segurança, garantindo que não ocorresse nenhum acidente, demonstra a
capacitação técnica e o compromisso dos nossos profissionais”, afirmou o diretor de Dutos e Terminais, Márcio Guimarães.
Sobre as unidades
As bases têm capacidade de operação de 150 m3/dia de benzeno e 600 m3/dia de Diesel RX, o que correspondem, respectivamente, ao carregamento de cinco e 20 caminhões por dia. A unidade de benzeno ficou pronta em junho e começou a operar comercialmente em setembro. A estação de Diesel RX está com obras finalizadas, com previsão de começar a operar no início de 2024.
Força feminina em campo
À frente da unidade de benzeno e futuramente também da base de Diesel RX, está a técnica Eliane de Lemos Silva Salles, profissional com mais de 16 anos na companhia. A escolha de uma mulher para o posto marca mais um passo significativo rumo à diversidade de gênero e à igualdade de oportunidades.
“Não vamos esperar que apareçam oportunidades para aplicar a diversidade. A empresa está intencionalmente trabalhando esse tema e buscando contribuir com a sociedade. Ter à frente da operação das bases de Cubatão a técnica Eliane Lemos e sua gerente setorial, Leila Bertolot, marca mais um passo na direção da igualdade de oportunidades na empresa”, disse a gerente executiva de Operação de Dutos e Terminais do Sul, São Paulo e Centro- Oeste, Keurrie Cipriano.