Chefe de máquinas do navio Sérgio Buarque de Holanda, da Transpetro, a paraense Rosane Souza Sinimbu recebeu a medalha Mérito Tamandaré, concedida anualmente a civis e militares que tenham se destacado na divulgação e no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. A cerimônia aconteceu no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), na quinta-feira (13/12), quando se comemora o Dia do Marinheiro. Rosane foi a primeira mulher no Brasil a ocupar o posto mais alto da área de máquinas de um navio.
A atuação das mulheres na Marinha Mercante tem sido motivo de orgulho para a Transpetro. Hoje, elas representam mais de 10% do quadro de oficiais marítimos da empresa, número dez vezes maior do que a média mundial.
Entre outras embarcadas nos navios da Companhia destaca-se a comandante de longo curso Hildelene Lobato, que recebeu a medalha Mérito Tamandaré no ano passado. Ela foi a primeira mulher a atingir o posto mais alto da hierarquia da Marinha Mercante brasileira. Em 2013, Hildelene assumirá o comando do navio de produtos Rômulo Almeida, e terá como imediata Vanessa Cunha.
Já a comandante piauiense Giovana Morais realizou este ano outro feito histórico: foi a primeira mulher a comandar um petroleiro até a China, transportando 300 mil barris de petróleo no navio Pedreiras.