logo

Primeira mulher comandante da Marinha Mercante do Brasil recebe prêmio internacional

A capitã de longo curso da Transpetro Hildelene Lobato Bahia, primeira mulher comandante da Marinha Mercante do Brasil, recebeu o prêmio Mulher Destaque no Setor Portuário e Marítimo 2016, na categoria Responsabilidade Social Corporativa e Igualdade de Gênero. A premiação foi concedida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e a cerimônia aconteceu no dia 29 de abril, na Cidade do Panamá.

O prêmio reforça a atuação da Transpetro, signatária, desde 2009, do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal e apoiado pela ONU Mulheres e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Única brasileira selecionada, Hildelene disputou o prêmio com candidatas de vários países integrantes da OEA e se diz gratificada com a indicação. “Trata-se de um reconhecimento internacional a um trajeto de pioneirismo num setor que era exclusivamente masculino. É um reconhecimento também para a Transpetro, que sempre acreditou e investiu em mim", comentou Hildelene.

A carreira pioneira de Hildelene teve início na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm), onde fez parte da primeira turma de mulheres a se formar. Na Transpetro, encontrou apoio para seguir sua trajetória. Foi uma das primeiras oficiais femininas a embarcar, nomeada primeira imediata e, em seguida, primeira comandante da Marinha Mercante brasileira.