logo

Programa Nacional de Transparência Pública concede certificação máxima à Transpetro

Midia _1_.jpgA Transpetro conquistou, nessa terça-feira (9/12), em Brasília (DF), o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), reconhecimento máximo concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunais de Contas dos Estados e Municípios.  

Com um Índice de transparência de 96,90%, a Transpetro se posiciona entre as 10 estatais brasileiras com melhor desempenho no PNTP, a maior iniciativa de avaliação de prestação de contas governamental do país. A certificação, que mede o nível de acessibilidade e confiabilidade de ações, decisões e informações disponíveis em portais da administração pública federal, resulta de um processo criterioso que envolve autoavaliação da companhia, validação técnica por auditores especializados do TCU e revisão de garantia de qualidade.  

Midia.jpgPara a Transpetro, a conquista representa o ápice de uma evolução consistente nos últimos três anos: partindo do nível Intermediário em 2023, a companhia avançou para o Ouro em 2024, até alcançar o Diamante em 2025. Essa trajetória ascendente reflete investimentos estruturais em tecnologia, capacitação de equipes e aprimoramento dos canais de comunicação com a sociedade, aliados à adesão efetiva à Lei de Acesso à Informação (LAI).  

"Esta conquista não é apenas um indicador métrico, mas a chancela de que nosso modelo de governança é sólido. Saímos de um patamar intermediário para a excelência porque entendemos que a transparência é o pilar central das nossas atividades. Seguiremos avançando para que a Transpetro continue sendo referência não só em logística e eficiência operacional, mas também em integridade e responsabilidade pública", afirma o presidente da companhia, Sérgio Bacci.  

Além do reconhecimento institucional, o Selo Diamante configura um ativo reputacional estratégico para a Transpetro. Em um contexto marcado pela crescente exigência por transparência e responsabilidade corporativa, a certificação reforça a credibilidade da companhia perante investidores, órgãos de controle, parceiros comerciais e sociedade civil, um diferencial no mercado de logística e energia.  

 Os dados e resultados consolidados da avaliação estão disponíveis para consulta no Radar da Transparência Pública, plataforma digital que integra os relatórios do PNTP.