logo

Projeto 168 em Cores leva arte e segurança às comunidades

Usar a arte para conscientizar moradores de comunidades vizinhas sobre os riscos das tentativas de furto de combustível nos dutos. Esse é o principal objetivo do Projeto 168 em Cores, que iniciou sua segunda edição em abril. A iniciativa mobiliza artistas de localidades do entorno das instalações da Transpetro numa ação para a pintura de muros. Os painéis em grafite reforçam a divulgação do telefone de emergência da companhia (168) e retratam temas alusivos à segurança das pessoas.

As comunidades Duas Praias e João Teles de Menezes, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foram as primeiras a receber essa edição do 168 em Cores. Até o fim do ano, outros 20 muros nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro deverão ser contemplados pelo projeto. Um levantamento das localidades e dos artistas está em curso.

A iniciativa foi idealizada no ano passado para o Dia do 168, celebrado em 16 de agosto. Na ocasião, 18 muros foram grafitados em 17 localidades – 13 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. Por meio do projeto, foi possível revitalizar espaços urbanos e reforçar canais de diálogo sobre segurança em dutos. O sucesso do projeto entre os moradores determinou a realização de mais uma edição.

“Fiquei muito feliz pelo convite para fazer esse trabalho. Estudei o tema e optei por criar personagens que interagem com os dutos. Como é um local por onde transitam muitos jovens, próximo a uma escola, sei que meu trabalho vai impactar e captar a atenção deles, conscientizando para os cuidados necessários com as faixas de dutos”, afirmou o grafiteiro Lucca Gomes, morador há 22 anos da Ilha do Governador e que pintou três muros na região.

Caso verifique movimentação suspeita próxima aos dutos, a comunidade pode entrar em contato com a Transpetro pelo WhatsApp (21) 999920-168, além do número 168. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.

Assista abaixo ao vídeo que produzimos sobre o Projeto 168 em Cores.