Mais de 2 mil alunos de escolas públicas estaduais do Recife terão a oportunidade de trabalhar na construção de navios para a Transpetro. Eles participaram de um workshop institucional promovido pelo Estaleiro Atlântico Sul e terão a chance de se inscrever no processo de seleção que vai contratar cerca de 2,5 mil funcionários para a área industrial até o final do ano. O EAS está construindo 15 petroleiros e concorre a mais sete, nas licitações da segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).
Entre as oportunidades, estão vagas de soldador, montador, esmerilhador, jatista, pintor, carpinteiro, tratador de superfícies, lixador, entre outras. Esses postos serão preenchidos a partir de um cronograma de treinamento e contratações distribuídas ao longo do ano desenvolvido pelo estaleiro em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. O programa prevê que os estudantes sejam maiores de 18 anos, tenham concluído ou estejam cursando a 8ª série do ensino fundamental e estudem à noite. O cadastramento está sendo feito pela rede de Agência Estadual do Trabalho.
Localizado no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, o empreendimento entrou em operação em setembro de 2008 e tem atualmente 1,7 mil postos de trabalho. No workshop, realizado no Teatro Guararapes do Centro de Convenções em Olinda, profissionais das áreas de Recursos Humanos e Industrial do EAS falaram aos estudantes sobre o que é a indústria naval e offshore, as oportunidades proporcionadas pelo setor, além das características do estaleiro.