Cerca de 20 técnicos do Terminal de Guararema, em São Paulo, realizaram simulado de mobilização de recursos em Jacareí. Manutenção de Faixa de Dutos, Segurança, SMS, Gasodutos, Operação, Comunicação, Serviços Compartilhados e Oleoduto se uniram para exercitar o combate a incêndio na vegetação próxima à caixa de válvula 2 do oleoduto Osvat, no trecho em que o duto liga o Terminal de Guararema à Refinaria do Vale do Paraíba (Revap).
O simulado aconteceu na terça-feira, dia 10 de fevereiro, e começou quando o inspetor de Faixa de Duto ligou para o Telefone Verde da Transpetro – disponível para que a população comunique alguma ocorrência percebida nas faixas de dutos. A partir do telefonema, teve início a contagem de tempo de resposta das equipes de combate. Na medida em que os grupos chegavam ao local, era avaliada a adequação dos equipamentos para a hipótese acidental.
O objetivo do exercício é avaliar os procedimentos de controle de emergências com o treinamento das equipes que atuam diretamente em casos reais. A equipe de Segurança é responsável por separar e levar os equipamentos necessários até o local. A Brigada de Emergência realiza o combate ao fogo e o grupo da Segurança, com o apoio da Brigada, orienta tecnicamente em relação às ações e às estratégias a serem tomadas.
Na avaliação do técnico de Giovani Roberto de Almeida, técnico de Segurança, os equipamentos e o tempo de resposta das equipes cumpriram o cronograma das ações. A brigada utilizou extintores e vassouras de bruxa para apagar o fogo simulado no matagal. Além desses equipamentos, também foram mobilizadas uma carreta P-25, máscaras de respiração com oxigênio, capas de chuva, perneiras e máscaras filtrantes sem oxigênio para evitar o contato direto com a fumaça.
Segundo Anderson Ramos Ferreira, supervisor de Faixa de Dutos do Terminal de Guararema, exercícios simulados na zona rural são importantes, pois diversos fatores contribuem para o surgimento de focos de incêndio. “Muitos proprietários de terra, ao roçar a propriedade, não recolhem o mato seco e isso facilita a ocorrência de incêndios.” Em função do calor, o período entre dezembro e março propicia esse tipo de emergência. “Aumentar a quantidade de roçada para eliminar a vegetação e retirar o entulho ajudam a evitar o perigo”, orientou.